FC Porto-Sporting: o clássico da experiência ou da irreverência? Da intensidade!

FC Porto-Sporting: o clássico da experiência ou da irreverência? Da intensidade!

ANDEBOL11.11.202308:00

Tiago Rocha viveu inúmeros FC Porto-Sporting, dos dois lados da barricada. Esteve na última vitória dos leões em casa do rival. Não consegue apontar favorito… mas sabe que vai ser bom

A hegemonia do FC Porto no andebol nacional nos últimos anos mede-se em vários fatores. O principal dos quais, obviamente, são os títulos.

Mas pode também ser aferido nos confrontos diretos com os adversários diretos. No dia em que o Sporting visita a Dragão Arena (17h) para defender a liderança invicta do campeonato, centramo-nos no que tem sido o histórico dos leões em casa do rival. E olhando aos últimos 10 anos, encontramos três vitórias em casa do atual campeão nacional. Apenas três triunfos num total de 19 jogos. O último dos quais, aconteceu… há mais de cinco anos. 1871 dias, mais concretamente.

Esse resultado, porém, representou a terceira vitória consecutiva dos leões em casa do FC Porto. E nas três, há um nome que se destaca: Tiago Rocha. O pivô que durante 12 anos consecutivos vestira a camisola da equipa principal do FC Porto regressou a Portugal em 2017, então para representar o Sporting e foi uma das figuras dessas vitórias leoninas no Dragão. 

Afinal, há algum segredo que o internacional português trouxe daquela que foi a sua casa para ajudar a quebrar a muralha que se ergue sempre que o FC Porto recebe um rival em casa?

«Não há qualquer segredo», recebe o pivô, com um sorriso. «E até digo que deve ter sido dos jogos em que me senti mais nervoso. Dos que foi mais especial para mim por voltar ao Dragão, onde tinha tantas memórias, e conseguir ganhar», atira.

Viajando para o clássico de hoje, em conversa com A BOLA, o experiente jogador, não consegue dizer se será desta que o Sporting quebra o enguiço. Porque apesar de visitar o FC Porto como líder só com vitórias… parte de trás.

«Vai ser um dos jogos mais importante da época entre as duas melhores equipas em Portugal. O Sporting terá de fazer um jogo brilhante. Acho que o FC Porto é favorito por jogar em casa, se bem que o Sporting, pela qualidade que tem vindo a mostrar, pode conseguir vencer», aponta. 

Ao analisar os pontos fortes de cada um dos rivais, o jogador de 38 anos, que representa os franceses no Tremblay, sublinha a qualidade coletiva dos portistas, defendendo que o Sporting está mais dependente de dois meninos que andam com a corda toda.

«O FC Porto tem um plantel fortíssimo e o ambiente criado pelo apoio dos adeptos é muito importante e pode fazer alguma diferença. O adepto do FC Porto é uma mais-valia que consegue dar muita força e intimidar o adversário», realça. «Já o Sporting está mais dependente da prestação dos irmãos Costa, que são os melhores jogadores da equipa neste momento. Eles estando bem, o Sporting fica mais perto de ganhar», entende.

Além da experiência de ter jogado em ambos os clubes, Tiago Rocha jogou com os dois treinadores e foi orientado por Carlos Resende nos dragões. E se tivesse de apostar num vencedor, optava pela experiência do técnico do FC Porto, ou na irreverência de Ricardo Costa?

«Não consigo mesmo antever o que pode acontecer no jogo. Será decidido nos detalhes. Temos visto muita qualidade na carreira de ambos. O Carlos Resende foi campeão no FC Porto e no ABC e tem muita experiência. Mas o Ricardo tem demonstrado muita qualidade também. Quer pela experiência de um, como pela irreverência do outro, sei que vão proporcionar um belo espetáculo. E vai ser intenso, isso é garantido», resume.