FC Porto perde na Turquia, mas apura-se como um dos melhores segundos
Fernando Sá, treinador do FC Porto (FIBA)

FC Porto perde na Turquia, mas apura-se como um dos melhores segundos

BASQUETEBOL22.11.202320:56

Dragões derrotados pelo Manisa na última jornada da fase de grupos da Taça Europa

Foi preciso esperar e fazer contas, mas o FC Porto já tem um lugar garantido na próxima fase da Taça Europa de basquetebol.

A equipa de Fernando Sá perdeu nesta quarta-feira na Turquia frente ao Manisa por 66-75 na última jornada da fase de grupos e a derrota atirou os dragões para o segundo lugar do grupo Isso, obrigou-os a esperar pelos resultados dos restantes grupos, que se jogam ao longo desta quarta-feira, para confirmar que é um dos melhores seis segundos classificados, devido à diferença de pontos que, no caso dos portistas, é de cinco positivos.

Em relação ao jogo, o FC Porto nem entrou mal diante um adversário que já conhecia bem, fruto de se terem enfrentado na fase de qualificação para a fase de grupos, mas depois sofreu um parcial de 0-12 (!) nos últimos três minutos do primeiro período e perdia por 12-26 ao fim dos primeiros dez minutos.

O desacerto prolongou-se para o quarto seguinte e ao intervalo a desvantagem portista já era de 23 pontos, sinal claro de que tudo correu mal à equipa de Frenado Sá.

Para se ter uma ideia do desastre, o FC Porto chegou ao intervalo com uma percentagem de 28% nos lançamentos de campo e fez pior ainda nos triplos, acertando apenas dois em quinze tentativas (13%). Do outro lado do campo esteve um adversário que teve mais do dobro na percentagem dos lançamentos de campo (57%) e mais do triplo nos tiros do exterior (42%).

Ou seja, fazer pior na segunda parte era muito difícil. E a equipa lusa voltou do descanso determinada em mudar a imagem deixada e entrou com um parcial de 11-2 nos primeiros cinco minutos a reduzir para 39-50.

O FC Porto ganharia mesmo o terceiro período, no fim do qual estava em desvantagem por 44-59, o que representava uma montanha gigante para escalar nos últimos 10 minutos. E se já era quase impossível dar a volta, o cenário ficou impossível logo no início do último quarto, quando o conjunto turco voltou a colocar a diferença em 20 pontos.

A ponta final do encontro acabou depois por ser favorável aos portistas que ainda conseguiram encurtar a diferença para nove pontos, detalhe que se tornou fundamental no desempate com outros segundos classificados. 

(artigo atualizado)