Basquetebol FC Porto contrata Cleveland Melvin
Tendo optado por renovar cerca de metade do plantel após na passada temporada não ter conseguido conquistar nenhum dos três principais troféus a nível nacional, depois do poste Phil Fayne e do base Anthony Barber, o FC Porto anunciou, hoje, a contratação do também poste americano, mas igualmente com nacionalidade polaca, Cleveland Melvin.
«Estou muito entusiasmado por me juntar à família do FC Porto. Ansioso por conhecer os novos companheiros, o staff e os adeptos. Quero competir ao mais alto nível juntamente com os meus companheiros, vencer muitos jogos, chegar aos play-offs e, como é óbvio, conquistar o título nacional», declarou Melvin, de 32 anos, à comunicação dos dragões.
«Ainda não tive a experiência de vencer um campeonato a este nível e espero que possamos tornar isso possível esta época», acrescentou o poste de 2,03m/94 Kg que nas últimas cinco épocas atuou na liga polaca, as duas mais recentes no Start Lublin, mas também já passou pelo Croácia, Républica Dominicana, Hungria, Israel, Líbano, México, Tailândia e Estados Unidos.
Tendo feito parte da formação na universidade de DePaul, em 2022/23 registou medias de 15,37 pontos, 6,0 ressaltos, 1,67 assistências, 0,77 desarmes de lançamento e 30,8 minutos em 30 partidas.
«Antes de assinar, confesso que não sabia muito do clube, mas conversei com o Max Landis e ele falou-me sobre os quatro anos que já leva no FC Porto e sobre o que esperar do nosso treinador e dos treinos. Também me referiu o quão bonita é a cidade e que a comida é fantástica. Pelo que conversámos, o Max Landis foi muito importante na decisão de assinar pelo FC Porto», disse ainda Cleveland, que é natural de Baltimore, e se vê como um «atleta muito profissional, dentro e fora do campo. O que podem esperar de mim para esta época é a minha experiência e natureza competitiva. Adoro competir e quero ganhar, tenho muita determinação e amor pelo jogo. Posso marcar pontos e defender. Tenho o pacote completo», garante.
Cleveland Melvin revelou ainda já ter conversado com Fernando Sá, que irá liderar os azuis e brancos pela segunda época. «O treinador falou comigo antes de assinar, tal como o Max Landis. Depois, entrei em contacto com o meu amigo Phil Fayne para lhe dizer e sei que está muito entusiasmado», rematou.