Estoril Open: Thiem vence na presença de João Sousa
Antigo campeão do US Open derrotou Maximilian Marterer, cujo encontro teve breve assistência do vimaranense e de Gastão Elias
Apesar de estar longe do seu melhor momento de forma, Dominic Thiem (91.º ranking mundial) continua a ser um jogador perigoso, especialmente em terra batida e provou isso mesmo esta segunda-feira. O austríaco derrotou o alemão Maximilian Marterer, em três sets: 6/1 e 6/7 [3-7] e 6/4.
O antigo campeão de Grand Slam (US Open 2020) entrou no duelo logo a quebrar o serviço do germânico. Depois de salvar três pontos de break, Thiem mostrou-se a grande nível e fechou o primeiro parcial com relativa tranquilidade.
Foi já no final desta partida que João Sousa e Gastão Elias apareceram ao pé da entrada dos jogadores no Estádio Millennium, de forma a acompanhar o encontro. Refira-se que o vimaranense e o austríaco chegaram a participar em torneios de pares como parceiros.
No segundo set, Thiem ainda passou por algumas dificuldades, muito por mérito de Marterer, que reagiu bem à desvantagem e adiantou-se cedo no marcador (3/1). Mas a vantagem alemã não demorou muito tempo. O antigo 'top-3' mundial respondeu na mesma moeda para fazer o 4/4 e os tenistas empurraram o embate para tie-break.
No desempate, Marterer foi mais consistente e beneficiou de uma série de erros não forçados de Thiem para fazer o 1-1.
Com o Estádio Millennium cada vez mais cheio, antes do encontro de Nuno Borges, ambos os tenistas trocaram quebras de serviço, mas foi Dominic Thiem que desfez o empate a 3/2, segurando a vantagem até confirmar triunfo e avançar para a segunda ronda.
Dominic Thiem vai defrontar Richard Gasquet na segunda ronda do Estoril Open.