Erro de 12 milhões no Orçamento de Estado de 2025 para o desporto

Erro de 12 milhões no Orçamento de Estado de 2025 para o desporto

Gabinete do ministro dos assuntos parlamentares emitiu, esta sexta-feira, nota a corrigir o erro da primeira versão do documento.

Afinal existiu um pequeno erro de 12 milhões de euros nas verbas para o desporto no Orçamento de Estado de 2025.

Depois de terem chovido críticas de praticamente todos os organismos e federações desportivas, assim como de vários atletas ligados ao alto rendimento, face à redução das verbas a atribuir ao desporto no próximo ano, o gabinete do ministro dos assuntos parlamentares emitiu uma nota para retificar as verbas e em vez dos 42,5 milhões que inicialmente surgiam no documento, o montante afeto ao desporto para 2025 foi retificado para 54,5 milhões.    

Montante que, como acaba a salientar a nota, «representa uma subida de 8,3 por cento face ao valor que consta do Orçamento do Estado em 2024» e não a redução de 16 por cento no investimento na mesma área como apresentava a primeira versão do OE.

No mesmo documento, o gabinete esclarece que «na elaboração do Orçamento de Estado para 2025, houve uma inconstância na classificação dos valores afetos ao Desporto por parte de algumas entidades».

 «Nesse sentido, o valor ontem divulgado para o Desporto, no Relatório do Orçamento de Estado para 2025, entregue na Assembleia da República, não corresponde à real dotação do Governo nesta área fundamental para os portugueses.»