Duas surpresas no ensaio geral para o Mundial
Paulo Jorge Pereira revelou o nome dos 20 jogadores com que vai começar a preparar o Mundial2025

Duas surpresas no ensaio geral para o Mundial

ANDEBOL16:47

Fábio Magalhães e Gustavo Capdeville voltam a vestir a camisola dos 'Heróis do Mar' e integram o lote de 20 jogadores que Paulo Jorge Pereira chamou para a reta final de preparação para o Campeonato do Mundo que começa dia 14 de janeiro, na capital norueguesa, Oslo.

Rio Maior volta a ser o quartel-general dos Heróis do Mar e selecionador nacional de andebol, Paulo Pereira, já anunciou quem são os 20 jogadores para o penúltimo estágio de preparação para o Mundial-2025, numa lista a que regressam Gustavo Capdeville e Fábio Magalhães.

O guarda-redes do Benfica e o lateral esquerdo do FC Porto, respetivamente, foram reintegrados após paragem devido a lesão na última semana internacional, numa convocatória que conta ainda ainda o lateral direito João Gomes (Sporting), por troca com Joaquim Nazaré. Outras novidades, são as entradas do lateral esquerdo Gabriel Cavalcanti (Benfica) e do pivot Ricardo Brandão (FC Porto), embora estes saibam antecipadamente que apenas participam na primeira fase, entre 28 e 30 de dezembro, em substituição de Alexandre Cavalcanti e Luís Frade, que só se juntarão ao grupo mais tarde, dado os calendários competitivos dos respetivos campeonatos, Alemanha e Espanha.

«Esta convocatória é um pouco na linha daquilo que tem sido nos últimos anos. Já fomos fazendo algumas alterações graduais e necessárias, mas mantivemos a mesma linha. Enquanto acharmos que estes atletas que foram convocados têm o compromisso habitual de representar a seleção e continuar com o sonho de bater recordes e enquanto eu acredito que eles têm esse compromisso vou chamá-los até ao limite», defendeu Paulo Pereira.

Na preparação para o Mundial, a seleção realiza três estágios em Rio Maior, de 28 a 30 de dezembro, de 2 a 7 e de 11 a 14 de janeiro, este último já depois de disputar o Torneio de França.

Em Estrasburgo, a seleção defrontará a República Checa, a 9 de janeiro (19h00) e a França, no dia seguinte (20h10). «No dia 28 vamos fazer alguns ajustes físicos – e também algo ao nível tático – para depois no dia 02 de janeiro já focar naquilo que vai ser o torneio em França, nos jogos com a República Checa e a França. (…) É importantíssimo competir antes de entrar no Mundial e por isso vamos a França fazer este torneio», justificou ainda Paulo Pereira.

O próximo Mundial realiza-se na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 de janeiro e 2 de fevereiro e Portugal está no Grupo E, com jogos em Oslo, onde defrontará, na primeira fase, Estados Unidos (15 de janeiro), Brasil (17) e Noruega (19).

  • Guarda-redes: Diogo Marques (FC Porto), Diogo Valério (Marítimo Madeira Andebol SAD) e Gustavo Capdeville (Benfica).

  • Ponta esquerda: Leonel Fernandes (FC Porto) e Diogo Branquinho (Sporting).

  • Lateral esquerda: Gabriel Cavalcanti (28 a 30 dez, Benfica), Alexandre Cavalcanti (MT Melsungen/Ale), Fábio Magalhães (FC Porto), Martim Costa (Sporting) e Salvador Salvador (Sporting).

  • Pivot: Alexis Borges (Benfica), Victor Iturriza (FC Porto), Luís Frade (FC Barcelona/Esp) e Ricardo Brandão (28 a 30 dez, FC Porto).

  • Lateral direito: Francisco Costa (Sporting) e João Gomes (Sporting).

  • Ponta direita: António Areia (Tremblay HB/Fra) e Pedro Portela (Sporting).

  • Central: Miguel Martins (Aalborg Handbold/Din) e Rui Silva (FC Porto).