Dérbi de arquirrivais em estado de graça vale liderança
Benfica recebe Sporting esta quarta-feira à noite em duelo que poderá separá-los no topo do campeonato. Equipas chegam com amplas séries vitoriosas no Nacional, a leonina maior do que a das águias por um triunfo (5 vs. 4). Mas o histórico favorece os encarnados
O Benfica recebe esta quarta-feira (20h00) o Sporting no Pavilhão Fidelidade da Luz num dérbi em atraso, da 2.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, que vale a liderança da fase regular da competição. Águias e leões somam 27 pontos, os mesmos do que o FC Porto, mas as equipas lisboetas têm a menos o seu duelo desta noite.
Encarnados e verde e brancos chegam ao clássico eterno em séries consecutivas de vitórias no campeonato, a dos sportinguistas superior em uma à dos anfitriões (5 contra 4). Os leões ganham desde a derrota surpreendente, por 8-4, no recinto da equipa sensação da prova, a Juventude Pacense, na 6.ª jornada, e as águias estão vitoriosas desde a ronda 8, após terem perdido contra o FC Porto (3-2) no Dragão Arena. Foram as únicas partidas em que as duas equipas cederam pontos (zero empates).
Nos últimos dez embates entre Benfica e Sporting na principal competição nacional prevalecem os encarnados, com oito vitórias contra duas dos verdes e brancos, a que se poderá somar mais uma para a equipa da Luz, acrescentando o mais recente dérbi, na meia-final da Elite Cup, por 6-1, no arranca da corrente temporada, e que curiosamente é o resultado registado nos dois últimos duelos (ver quadro). De resto, no histórico do confronto entre arquirrivais, num total de 115 jogos, o Benfica lidera com 63 vitórias, frente a 40 do Sporting e 12 empates.
Edu Castro: «Marcar cedo e... primeiro»
O Benfica tem o primeiro jogo grande para o campeonato no seu pavilhão esta temporada. Na antevisão ao dérbi com o Sporting, o treinador dos encarnados, Edu Castro, não entrou em detalhes sobre as equipas em compita, preferindo, como é peculiar no seu discurso prévios às partidas, destacar fatores motivacionais. «É um daqueles jogos em que menos é preciso preparar do ponto de vista de motivação dos jogadores. Há muito poucos jogadores nossos que ainda precisam de preparação nesse sentido, com um grupo tão habituado a estes grandes encontros», referiu o catalão em declarações à BTV.
Ainda sem mencionar aspetos táticos, Edu Castro disse o que pretendia para o desenrolar do jogo com os leões. «Repetir muito do que temos feito ao longo da temporada. Jogamos contra uma grande equipa. Temos de saber detetar onde está o ponto de partida exato, correr muito para ficar na frente do marcador o mais cedo possível, competir completamente até ao final», explicou, o técnico espanhol, que conclui com um piscar de olho aos adeptos do clube da águia. «Jogamos para que os benfiquistas desfrutem, e sabemos que uma das melhores formas para isso é ganhar este tipo de jogos. Esperamos que aproveitem o jogo e que desfrutem com a vitória, porque vamos entrar com tudo para que isso aconteça».
Edo Bosch: «Quem errar menos vencerá»
O treinador do Sporting Edo Bosch assume a confiança que a série de sete vitórias consecutivas – cinco no campeonato - confere à sua equipa. «É mais fácil trabalhar sobre vitórias», afirma o espanhol, explicando a subida de rendimento da formação leonina. «O nível da equipa realmente foi crescendo desde outubro, acreditando e trabalhando muito. Espero que este não seja o nosso melhor momento e que a equipa continue a crescer», diz o técnico, em antevisão do dérbi.
Edo Bosch garantiu que os seus jogadores estão «com vontade e preparados» e desde o último jogo contra o Benfica - derrota por 1-6 na meia-final da Elite Cup – no início da temporada, em meados de outubro, o conjunto verde e branco «melhorou muito». «Agora controlamos melhor todas as fases do jogo e espero que se note neste jogo», destacou Bosch, que não tem dúvidas sobre o equilíbrio que haverá em pista da Luz. «É um dérbi, jogos que se decidem no pormenor. São duas equipas que defendem bem e a que cometer menos erros vencerá», declarou o treinador aos canais de comunicação do Sporting.
Apesar de sublinhar a «ambição» da equipa sportinguista de «querer ganhar todos os jogos», Edo Bosch relativiza a importância do resultado frente ao arquirrival. «Vale o que vale, porque o importante é acabar em primeiro lugar no fim das 26 jornadas» da fase regular do campeonato. «Se conseguirmos ganhar este jogo, claro que será muito positivo, mas se não, não nos vai afetar. Sabemos o que queremos. Isto é uma maratona e não uma corrida de 100 metros», concluiu o treinador do Sporting, que no sábado (18h00) recebe o FC Porto no Pavilhão João Rocha, em clássico na jornada 12 do campeonato.
ÚLTIMOS 10 DÉRBIS NO CAMPEONATO
Época Jornada Jogo Resultado
23/24 17 Benfica-Sporting 6-1
23/24 4 Sporting-Benfica 3-2
22/23 Final Sporting-Benfica 1-3
22/23 Final Benfica-Sporting 4-2
22/23 Final Sporting-Benfica 6-3
22/23 Final Benfica-Sporting 4-2
22/23 15 Sporting-Benfica 1-3
22/23 2 Benfica-Sporting 5-1
21/22 Meias Sporting-Benfica 5-7
21/22 Meias Benfica-Sporting 5-3
TOP GOLEADORES
Jogador Clube Golos
João Rodrigues Benfica 15
Pau Bargalló Benfica 14
Alessandro Verona Sporting 10
Lucas Ordoñez Benfica 10
Toni Perez Sporting 8
Roberto di Benedetto Benfica 7
TOP ASSISTÊNCIAS
Jogador Clube Assistências
Roberto di Benedetto Benfica 11
Pau Bargalló Benfica 8
Roc Pujadas Sporting 7
Alessandro Verona Sporting 7