De acordo com o comunicado conjunto, não houve avanços quanto aos processos de obtenção de vistos dos jogadores estrangeiros
Tal como aconteceu na primeira jornada, a segunda ronda da Liga de basquetebol, que estava agendada para este sábado, também vai ser adiada.
Os 12 clubes da primeira divisão pediram e a Liga aceitou o adiamento da primeira jornada, reconhecendo a desigualdade criada pela burocracia no processo de autorização de estrangeiros
Os clubes anunciaram esta terça-feira, num comunicado conjunto, que concordaram unanimemente não comparecer nos encontros da competição, sendo que a Federação Portuguesa de Basquetebol aceitou reagendar as partidas para datas a acordar.
Em causa está o facto de «não ter havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as autoridades competentes» relativamente à dificuldade em agilizar o processo de jogadores estrangeiros - especialmente os norte-americanos -, na obtenção de vistos para trabalharem em Portugal.
Em causa estão os processos dos atletas americanos que são cerca de 40 dos 60 estrangeiros na Liga Betclic masculina.
Até este ano, a famosa 'manifestação de interesse' dos estrangeiros era suficiente para agilizar o processo. Com o fim dessa opção, os atletas passaram a ter de passar pelo processo normal que passa pelos vistos nas embaixadas.
A Liga de basquetebol já não começa esta noite por decisão dos clubes. Em causa está o atraso no processo dos jogadores norte-americanos, que são mais de metade dos cerca de 60 estrangeiros a atuar em Portugal. Liga feminina vai realizar-se conforme programado.
Antecipando o problema, as principais federações criaram um protocolo com a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA) - que substituiu o antigo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEF) -, porém, duas novas questões se colocam.
Para as autorizações é necessário um registo criminal certificado, que, no caso dos Estados Unidos, pode demorar mais de duas semanas a chegar e, por outro lado, a resposta prevista da AIMA de dois dias não está a conseguir ser cumprida.
Pode ler aqui o comunicado na íntegra:
«Não tendo havido qualquer desenvolvimento nas conversações com as Autoridades competentes acerca das inúmeras dificuldades de índole prática com que diariamente se deparam os Clubes na inscrição dos seus atletas estrangeiros (em particular, oriundos dos Estados Unidos da América) e que já foram, ainda que de forma muito genérica, por eles divulgados, entendem os 12 Clubes que continuam a não estar reunidas as condições mínimas que assegurem uma competição justa entre todos.
Assim, devidamente ponderados todos os factores, os 12 clubes decidiram que não vão comparecer a nenhum dos 6 jogos da segunda jornada da Liga Betclic Masculina, com o consequente reagendamento para data a acordar.
Naturalmente, esperam os Clubes que a situação seja rapidamente resolvida, para que a terceira jornada decorra conforme previsto. Para tal, reiteram o apelo às Autoridades competentes para que, por um lado, percebam o contexto particular do basquetebol já anteriormente abordado e, por outro, que haja consistência e coerência de procedimentos e cumprimento dos prazos estabelecidos em Protocolo.
Aos sócios e adeptos dos clubes e aos simpatizantes do basquetebol em geral, bem como aos parceiros e patrocinadores, os clubes renovam o apelo à compreensão por esta decisão (reforce-se, de último recurso), tomada a bem da defesa da verdade desportiva e consequente dignificação do produto basquetebol português.