Clássico Sporting-FC Porto vale a liderança da Liga
Leões são os primeiros classificados da competição, com uma partida a mais do que os dragões invictos e plenos em vitórias. No pavilhão João Rocha, no domingo. Benfica joga este sábado na Póvoa.
Um clássico é o que reserva a jornada 10 da Liga de basquetebol, domingo, no pavilhão João Rocha, em Lisboa. Mais do que jogo grande entre clubes grandes, este Sporting-FC Porto acresce de importância por confrontar os primeiros classificados da competição, os leões, a liderarem por um ponto, mas uma partida a mais do que os invictos dragões, plenos em vitórias.
A única derrota dos verdes e brancos aconteceu à 7.ª jornada, no recinto da Oliveirense (90-85) e replica o desempenho do Sporting, também com um desaire apenas (em sete jogos).
Os dois oponentes no principal duelo desta ronda já jogaram com o Benfica e confirmaram, com triunfos sobre o campeão nacional, ambos caseiros, as posições de destaque que ostentam na Liga.
O Sporting tem em Edward Ekiyor uma das principais figuras da equipa esta temporada, com média de 20,5 pontos por jogo e 69 por cento de lançamentos de dois pontos convertidos. Além do poste canadiano, no conjunto leonino evidenciam-se, em eficácia nos triplos, o inevitável Marcus LoVett Jr. (55%), Kenneth Horton (53%) e Michael Moore (50%).
Este último reconhece a especialidade do embate com o FC Porto. «É um jogo muito aguardado. Colocamos expectativas elevadas nesta partida porque uma vitória será muito importante para mantermos a liderança na classificação», diz Michael Moore, em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).
«Temos uma equipa muito talentosa. Quando jogamos da melhor forma, somos muito difíceis de bater. Penso que temos as peças certas para atingir os nossos objetivos», afirma o extremo norte-americano, incluindo naquelas certamente os compatriotas Ronald Jr. e o já mencionado LoVett Jr., que dominam nas assistências na competição, com média de 6,5 e 4,9 por jogo, respetivamente.
Moore destaca ainda os pontos fortes do adversário. «É uma equipa possante, muito física e que joga a um ritmo elevado, o que torna difícil defendê-los».
Entre os jogadores portistas a tentar deter pelos leoninos estará Miguel Queiroz, senhor de 65 por cento de eficácia em lançamentos de dois pontos e que é o porta-voz da ambição que a equipa azul e branca tem evidenciado esta época.
«Temos feito um início de temporada muito positivo, pela coesão do grupo de trabalho, a nossa união dentro e fora do campo e a capacidade de reagir em momentos de adversidade durante os jogos. Tudo isto, sustenta o percurso que temos feito e faz desta equipa um grupo especial», explica o extremo/poste português à FPB, que realça no Sporting qualidades similares às apontadas por Michael Moore ao FC Porto. «É uma equipa com um coletivo forte e com muita intensidade dentro de campo».
A jornada 10 da Liga Una joga-se maioritariamente este sábado, destacando-se a deslocação do Benfica - terceiro classificado a dois pontos do líder Sporting – ao pavilhão do CD Póvoa, sexto, logo atrás do duo de equipas-sensação que se defrontará em outra partida que se antevê interessante: o Portimonense, quarto posicionado, recebe a Oliveirense, quinta.
Liga Betclic – 10.ª jornada
Sábado
Lusitânia-Esgueira: 14 h
V. Guimarães-Galomar: 15 h
CD Póvoa-Benfica: 15 h
Portimonense-Oliveirense: 17 h
Domingo
Sporting-FC Porto: 15 h