Voleibol Capitão Alexandre Ferreira nos polacos do Luk Lublin
Alexandre Ferreira, zona 4 de 31 anos e capitão da Seleção Nacional de voleibol, vai representar as cores dos polacos do Luk Lublin, num regresso à PlusLiga em 2023/2024, depois de ter atuado no Aluron Virtu CMC Zawiercie, por seu turno equipa na qual vai continuar a militar o distribuidor da Seleção Miguel Tavares Rodrigues.
O capitão de Portugal vem de uma temporada a jogar na liga turca pelo Fenerbahçe HDI Sigorta, terceiro classificado, naquela que foi a segunda vez que o voleibolista português atuou no Bósforo, depois de, em 2015, ter jogado no Ziraat Bankasi Ankara.
No currículo o zona 4, natural de Seia, consta ainda Supertaça de Itália e o título de campeão mundial de clubes pelo Trentino. Entrou no campeonato transalpino, em 2012/2013, pelo Castellana Grotte, tendo ainda passado pelo Verona em 2016/17.
Passou duas épocas na Coreia do Sul, tendo sido o estrangeiro escolhido no draft pelo Uijeongbu KB Insurance e pelo Stars Woori Card Wibee, pelo qual foi vice-campeão.
«Ter jogado na Turquia e na Ásia só enriqueceram o seu arsenal. Em Zawiercie, o Alex provou ser inestimável na construção da equipa a caminho do topo. É um jogador de voleibol completo», elogiou Maciej Krzaczek, vice-presidente do Luk Lublin nas redes sociais do clube a propósito do voleibolista português que, intramuros, começou no CDRJ Anreade, tendo passado pelo Esmoriz e Sp. Espinho antes de se lançar para ligas mais fortes.
Alexandre Ferreira integrou a Seleção Nacional que conquistou a Taça Challenge em 2018 e disputou a final 4 da European Golden League no ano seguinte, acedendo dessa forma à Liga das Nações.