Boris Becker é o novo treinador de Holger Rune, mas não estará em Wimbledon
Condenação por evasão fiscal impede alemão de orientar o jovem dinamarquês Holger Rune num dos principais torneios do Grand Slam
Boris Becker revelou ao Eurosport, canal para o qual trabalha desde janeiro deste ano, que é o novo treinador do dinamarquês Holger Rune, atual n.º 6 do ranking ATP. A parceria entre os dois, para já, estende-se até ao final do ano, havendo depois a possibilidade de continuar em 2024. Ainda assim, o antigo tenista já sabe que estará impedido de orientar o jogador de 20 anos no torneio de Wimbledon, por não poder entrar em Inglaterra.
Em 2022, Boris Becker foi condenado, em Londres, a dois anos e meio de prisão por evasão fiscal. Depois de cumprir oito meses dessa pena, em dezembro do ano passado, foi deportado do país e, por esse motivo, não poderá orientar Rune em Wimbledon – torneio que Becker venceu por três vezes enquanto jogador.
Não é certo até quando é que o alemão ficará impedido de entrar no Reino Unido, mas o Telegraph afirma que a proibição de viajar para o país após uma condenação pode durar uma década.
Ao Eurosport, Becker afirmou estar satisfeito com a oferta que Rune lhe fez: «Sinto-me um pouco orgulhoso por ele me ter convidado. Já existia um contacto há muito tempo. Agora, fazia todo o sentido aceitar.» Becker também revelou que o principal objetivo até ao final do ano será que Rune se qualifique para as Finais ATP Nitto, torneio que envolve os oito tenistas melhor classificados do ranking mundial.
Rune já dera conta da ajuda de Becker numa sessão de treinos através de uma publicação nas redes sociais.
Este será um regresso ao papel de treinador para Becker, depois de ter orientado Novak Djokovic entre 2013 e 2016, período durante o qual o sérvio acumulou 122 semanas como o n.º1 do ranking mundial.