Borges consegue a segunda maior vitória da carreira e faz história em Roma
Português afastou o n.º 17 do Mundo no Masters 1000 de Roma, chegando pela primeira vez à terceira ronda de um torneio desta categoria
Nuno Borges conseguiu nesta sexta-feira a segunda maior vitória da carreira, ao afastar Alexander Bublik na segunda ronda do Masters 1000 de Roma. O português, n.º 53 do ranking ATP, eliminou o tenista do Cazaquistão, atual 17.º da hierarquia mundial com um duplo 6/4. O maior triunfo de Borges continua a ser o que alcançou no início do ano no Open da Austrália, frente a Grigor Dimitrov, 13.º à data.
O jogo que durou 1h20 começou com o tenista maiato a quebrar o serviço ao adversário logo no terceiro jogo de serviço, algo que repetiu no quinto jogo, para fechar o primeiro parcial.
O número 1 português abriu depois o segundo set a quebrar logo o serviço a Bublik, e a obriga-lo a salvar três pontos de break para impedir o 3-0 para o português.
Embalado pelo apoio da grande maioria do público (barulhento!) presente nas bancadas do court, Bublik retribuiu logo a seguir o break, num jogo de serviço completamente desastrado de Borges, que entregou o ponto com um smash para a rede que permitiu o 2-2 ao cazaque.
Mas no jogo seguinte, Bublik mostrou-se demasiado displicente, falhando pontos em que arriscou demasiado e Borges voltou a passar para a frente de um encontro que vivia uma fase louca.
O português mostrou-se então mais consistente do que Bublik, voltou a quebrar-lhe o serviço para fazer o 5-2 e tentar servir para fechar o encontro e apurar-se para a terceira ronda.
Mas aí, Bublik voltou a dar um ar da sua graça e devolveu a quebra de serviço com um jogo em branco que lhe permitiu reduzir para 5-3 e logo a seguir fez o 5-4, fechando o seu jogo de serviço em menos de um minuto.
À segunda oportunidade, porém, Borges não desperdiçou a oportunidade para alcançar a terceira ronda de um Masters 1000, algo que consegue pela primeira vez, e que lhe abre a porta para o regresso ao top-50 mundial.
O português fica agora à espera do adversário que vai sair do confronto entre o neerlandês Tallon Griekspoor (26.º) e o italiano Francesco Passaro (240.º).