Hóquei em patins Benfica vence Sporting e fica a uma vitória do título!
O Benfica venceu o Sporting, por 4-2, no jogo 3 da final do 'play-off' do campeonato nacional, numa partida realizada na noite desta quarta-feira, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
Depois de uma primeira parte mais equilibrada, onde o Sporting aproveitou um livre direto de Gonzalo Romero (17') para chegar à vantagem, a etapa complementar confirmou a superioridade que o Benfica vinha evidenciando nos primeiros 25 minutos (mesmo estando a perder) e a história do jogo foi outra.
Empurrados pelo incessante apoio que emanava das bancadas da Luz, os comandados de Nuno Resende partiram para uma segunda parte de grande nível e contaram com um nome que esteve em plano de evidência: Carlos Nicolía.
O argentino esteve absolutamente imparável nos lances de bola parada e em quatro livres diretos conseguiu... quatro golos (29, 29, 30 e 38'). O número 5 das águias optou sempre pelo remate de primeira e em todos os tiros conseguiu bater Ângelo Girão.
Pelo meio, os leões conseguiram reduzir, quando Gonzalo Romero (36'), com um excelente remate cruzado ao ângulo superior esquerdo da baliza de Pedro Henriques, fez, na altura, o 2-3.
Os instantes finais continuaram a ser controlados pelos encarnados, que não permitiram mais veleidades à formação verde e branca, inclusivamente durante os dois minutos em que estiveram a jogar em situação de 'under-play', devido ao cartão azul visto por Diogo Rafael e à não concretização do respetivo livre direto por parte de Gonzalo Romero.
Com este triunfo, o Benfica passa a liderar a eliminatória (2-1), ficando, por isso, a apenas uma vitória de conquistar o título nacional. Esse desiderato poderá ser consumado no próximo domingo (16 horas), quando as duas equipas voltarem a entrar em pista, desta feira no Pavilhão João Rocha, em Alvalade. Por outro lado, se o Sporting sair vitorioso desse jogo 4, então será necessário recorrer-se à chamada 'negra', que, a acontecer, irá realizar-se, de novo, no Pavilhão Fidelidade, na Luz, no próximo dia 21 (quarta-feira), às 20 horas.
Recorde o filme do jogo:
Final da partida! Benfica 4 Sporting 2.
49 minutos: Décima terceira falta cometida pelo Sporting.
49 minutos: Remate forte de Edu Lamas a rasar o poste esquerdo da baliza de Ângelo Girão.
48 minutos: Cartão azul para Nil Roca.
48 minutos: Cartão azul para Alessandro Verona.
48 minutos: Décima segunda falta cometida pelo Sporting.
48 minutos: Décima primeira falta cometida pelo Sporting.
48 minutos: Excelente jogada individual de Nil Roca para não menos vistosa de Ângelo Girão.
47 minutos: Pausa técnica solicitada por Nuno Resende, treinador do Benfica.
46 minutos: Remate cruzado de Roberto Di Benedetto para defesa de Ângelo Girão.
44 minutos: Pausa técnica solicitada por Alejandro Domínguez, treinador do Sporting.
44 minutos: Stickada forte de Gonzalo Romero para excelente intervenção de Pedro Henriques.
43 minutos: O Benfica conseguiu manter a sua baliza inviolada durante os dois minutos em que esteve em situação de 'under-play'. As duas equipas voltam agora a estar completas, mantendo-se a vantagem das águias no marcador (4-2), isto quando faltam 7 minutos e 31 segundos para o final da partida.
41 minutos: Remate forte de Alessandro Verona e defesa atenta de Pedro Henriques.
41 minutos: Gonzalo Romero, na transformação do livre direto, remata de primeira, mas ao lado do poste direito da baliza de Pedro Henriques.
41 minutos: Cartão azul para Diogo Rafael. O Sporting vai beneficiar de um livre direto.
38 minutos: Golo do Benfica! Carlos Nicolía, na transformação do livre direto, volta a demonstrar que está numa noite imparável: remate de primeira e mais um golo para o argentino. 4-2.
38 minutos: Pausa técnica solicitada por Alejandro Domínguez, treinador do Sporting.
38 minutos: Cartão azul para Ferran Font. O Benfica vai beneficiar de um livre direto.
37 minutos: Remate de Henrique Magalhães, já na área, para defesa atenta de Pedro Henriques.
36 minutos: Golo do Sporting! Aproveitando a situação de superioridade numérica na quadra, os leões reduzem a desvantagem na sequência de um belo remate cruzado de Gonzalo Romero, que entrou junto ao ângulo superior esquerdo da baliza de Pedro Henriques. 3-2.
36 minutos: Oitava falta cometida pelo Benfica.
35 minutos: Pausa técnica solicitada por Nuno Resende, treinador do Benfica.
35 minutos: Sétima falta cometida pelo Benfica.
35 minutos: Cartão azul para Roberto Di Benedetto, por protestos. O Benfica vai jogar em 'under-play'.
34 minutos: Assistência de Nil Roca e remate de Gonçalo Pinto para bela defesa de Ângelo Girão.
31 minutos: Remate de Matías Platero para grande defesa de Pedro Henriques.
30 minutos: Golo do Benfica! Carlos Nicolía, na transformação do livre direto, volta a aplicar a mesma receita e continua a ter sucesso: bola no fundo das redes de Ângelo Girão. 3-1.
30 minutos: Décima falta cometida pelo Sporting. O Benfica volta a beneficiar de um livre direto.
30 minutos: Remate cruzado de Gonzalo Romero, por cima da barra da baliza de Pedro Henriques.
30 minutos: Nona falta cometida pelo Sporting.
29 minutos: Oitava falta cometida pelo Sporting.
29 minutos: Pausa técnica solicitada por Alejandro Domínguez, treinador do Sporting.
29 minutos: Golo do Benfica! Carlos Nicolía, na transformação do livre direto, remata de primeira e volta a bater Ângelo Girão. Está consumada a reviravolta no marcador. 2-1.
29 minutos: Cartão azul para Henrique Magalhães. O Benfica vai beneficiar de mais um livre direto.
29 minutos: Golo do Benfica! Carlos Nicolía, na transformação do livre direto, remata de primeira para o fundo das redes de Ângelo Girão. 1-1.
29 minutos: Cartão azul para Ferran Font. O Benfica vai beneficiar de um livre direto.
28 minutos: Erro de Diogo Rafael, que perdeu a bola e deixou Ferran Font isolado perante Pedro Henriques, mas o guarda-redes encarnado fez uma excelente defesa, emendando o deslize do seu companheiro de equipa.
28 minutos: Remate forte de Roberto Di Benedetto, com a bola a passar a milímetros do poste esquerdo da baliza de Ângelo Girão.
27 minutos: Sétima falta cometida pelo Sporting.
Início da segunda parte!
O dérbi está, como se esperava, intenso, mas, ainda assim, pouco espetacular.
O peso da decisão esteve bem patente nesta primeira parte do jogo 3 da final do 'play-off', sendo que, mesmo não sendo uma partida decisiva - aconteça o que acontecer esta noite, haverá, sempre, jogo 4 (agendado para as 16 horas do próximo domingo, no Pavilhão João Rocha, em Alvalade) -, com os artistas de ambos os lados a não conseguirem sobressair nas iniciativas individuais.
O Benfica tem tido alguma superioridade no que ao tempo de jogo no meio-campo adversário diz respeito, mas a verdade é que o Sporting tem defendido bem (Ângelo Girão tem estado absolutamente intransponível) e, sempre que pode, explora as transições.
E quando há equilíbrio quase absoluto, a maior parte das vezes são os lances de bola parada a fazerem a diferença. E foi, precisamente, isso que aconteceu nestes primeiros 25 minutos: livre direto a beneficiar os leões e Gonzalo Romero, com um remate de primeira, forte e colocado, a bater Pedro Henriques. Estava feito o primeiro (e único) golo da noite até ao momento.
Depois disso, os encarnados têm tentado reagir, com várias jogadas de envolvimento ofensivo, mas na baliza dos leões tem estado um Girão... ao seu nível.
A vantagem leonina é curta e, dessa forma, está tudo completamente em aberto para a segunda parte.
Intervalo! Benfica 0 Sporting 1.
24 minutos: Sexta falta cometida pelo Sporting.
23 minutos: Quinta falta cometida pelo Sporting.
22 minutos: Pausa técnica solicitada por Nuno Resende, treinador do Benfica.
22 minutos: Grande oportunidade para o Sporting! Henrique Magalhães, completamente isolado, na cara de Pedro Henriques, remata ao lado do poste direito da baliza encarnada.
20 minutos: Gonçalo Pinto rodou sobre um adversário e tentou a sua sorte, mas o guarda-redes leonino voltou a dizer presente entre os postes.
19 minutos: Quarta falta cometida pelo Sporting.
18 minutos: Iniciativa individual de Diogo Rafael e remate enquadrado com a baliza, mas, mais uma vez, Ângelo Girão negou o golo às águias.
18 minutos: Tiro frontal de Roberto Di Benedetto para mais uma excelente intervenção de Ângelo Girão na baliza verde e branca.
17 minutos: Remate de surpresa de Nil Roca para boa defesa de Ângelo Girão.
17 minutos: Golo do Sporting! Gonzalo Romero, na transformação do livre direto, remata de primeira para o fundo das redes de Pedro Henriques. 0-1.
17 minutos: Cartão azul para Lucas Ordóñez. O Sporting vai beneficiar de um livre direto.
16 minutos: Pausa técnica solicitada por Alejandro Domínguez, treinador do Sporting.
16 minutos: Tiro de Diogo Rafael para mais uma boa defesa de Ângelo Girão.
13 minutos: Sexta falta cometida pelo Benfica.
12 minutos: Remate cruzado de Nil Roca para desvio atento de Ângelo Girão.
11 minutos: Remate de Nil Roca, por cima da barra da baliza leonina.
10 minutos: Quinta falta cometida pelo Benfica.
10 minutos: Tiro exterior de Henrique Magalhães para defesa de Pedro Henriques.
10 minutos: Pausa técnica solicitada por Nuno Resende, treinador do Benfica.
10 minutos: Terceira falta cometida pelo Sporting.
10 minutos: Passe de João Souto e remate de primeira de Ferran Font para mais uma excelente intervenção de Pedro Henriques.
8 minutos: Segunda falta cometida pelo Sporting.
8 minutos: Remate cruzado de João Souto para grande defesa de Pedro Henriques.
7 minutos: Quarta falta cometida pelo Benfica.
Primeiros instantes do dérbi extremamente equilibrados, sem grandes aproximações às balizas de Pedro Henriques e Ângelo Girão. O Benfica, muito apoiado pelos adeptos que enchem praticamente o Pavilhão da Luz - e onde estão também algumas centenas de aficionados do Sporting -, tem apresentado uma ligeira supremacia ao nível da posse de bola no meio-campo ofensivo, mas sem criar situações de grande perigo junto à baliza contrária.
7 minutos: Terceira falta cometida pelo Benfica.
6 minutos: Segunda falta cometida pelo Benfica.
5 minutos: Remate forte de Nil Roca, de longe, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza de Ângelo Girão.
3 minutos: Primeira falta cometida pelo Sporting.
2 minutos: Primeira falta cometida pelo Benfica.
Início da partida!
Sporting: Ângelo Girão C; Alessandro Verona, Matías Platero, Toni Pérez e Gonzalo Romero
Suplentes: Zé Diogo Macedo, João Almeida, Ferran Font, João Souto e Henrique Magalhães
Treinador: Alejandro Domínguez
Benfica: Pedro Henriques C; Diogo Rafael, Lucas Ordóñez, Nil Roca e Roberto Di Benedetto
Suplentes: Bernardo Mendes, Carlos Nicolía, Edu Lamas, Poka e Gonçalo Pinto
Treinador: Nuno Resende
Árbitros: Rui Leitão, Fernando Vasconcelos e Gonçalo Pereira
Já há equipas!
Para a partida desta noite, Nuno Resende, treinador do Benfica, tem uma baixa de vulto: Pablo Álvarez está de fora devido a lesão. Aliás, o argentino não deve mesmo voltar a jogar esta temporada, depois de ter sofrido uma luxação da articulação acromio-clavicular. O estado clínico do atleta deve mesmo obrigá-lo a ser submetido a uma intervenção cirúrgica.
Águias e leões estão empatados na eliminatória (1-1), depois da vitória dos encarnados no jogo 1 (4-2, após prolongamento) e do triunfo dos verdes e brancos no jogo 2 (6-3).
Benfica e Sporting voltam a encontrar-se na noite desta quarta-feira (20 horas), no Pavilhão da Luz, naquele que será o jogo 3 da final do 'play-off' do campeonato nacional de hóquei em patins. A BOLA online, como é habitual, vai contar-lhe tudo sobre o dérbi. Venha daí connosco, caro leitor! Está convocado e faz parte do nosso cinco inicial.
Boa tarde!