Benfica vence CD Póvoa e garante final da Taça de Portugal
Encarnados impuseram-se aos poveiros por 103-86 na primeira meia-final da Final Four da competição, este sábado, em Viana do Castelo, e fica aguardar o vencedor do FC Porto-Imortal
O Benfica venceu o CD Póvoa, por 103-86, este sábado à tarde, no Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, e conquistou a primeira vaga no jogo decisivo para a atribuição da Taça de Portugal, no domingo (17 horas).
A equipa encarnada, detentora e recordista do troféu (23) dominou a poveira, a partir do segundo período do jogo, quando se adiantou decisivamente no marcador, atingindo, a espaços, vantagens entre os 15 e os 20 pontos.
O benfiquista Aaron Broussard foi a estrela do encontro, com 36 pontos marcados, cinco ressaltos e outros tantos roubos de bola, e ainda uma assistência, contribuindo decisivamente para um triunfo seguro das águias.
Após um quarto inicial equilibrado, que terminou com marginal ponto de avanço dos benfiquistas (29-28), e em que o CD Póvoa chegou a liderar o marcador por mais de cinco pontos, o período seguinte foi claramente favorável aos benfiquistas, que se impuseram por 31-17 adiantando-se em 15 pontos no termo da primeira metade do jogo (60-45).
A reação da equipa nortenha veio na fase inicial do terceiro período, infletindo a marcha do marcador, aproveitando o abaixamento do ritmo de jogo da formação lisboeta, levando-a a retomar o ímpeto para não correr o risco de perder o controla da partida. Neste contrabalançado, o resultado do terceiro quarto reflete melhoria do CD Póvoa, superiorizando-se por 22-19, mas os 12 pontos de atraso pareciam demasiados para relançar a equipa na discussão da partida (79-67).
Todavia, a formação poveira orientada por José Ricardo continuou a porfiar, acreditando que poderia fazer Taça em Viana. A equipa do Benfica, e o seu treinador Norberto Alves, sentiram que a réplica contrária poderia custar-lhe um êxito que pareceu ter sempre à sua mercê.
E após terem o CD Póvoa a apenas seis pontos a menos de cinco minutos do final, tiveram se aplicar para garantir a presença na final, recuperando para si a vantagem no derradeiro período (24-19) para fechar o jogo com esclarecedores 17 pontos à maior.