Benfica entra a vencer na Liga Europeia com golo no último ataque
Águias derrotaram os suíços do Kadetten Schaffhausen (Fotografia: EHF)

Benfica entra a vencer na Liga Europeia com golo no último ataque

Bélone Moreira deu o triunfo aos encarnados que lutaram muito para segurar a vantagem alcançada logo no início da primeira parte; valeu a solidez defensiva das águas, que se mostraram algo desinspiradas no ataque

No último ataque do Benfica, Bélone Moreira deu a vitória ao Benfica, na Suíça, frente ao Kadetten Schaffhausen (26-25), na 1.ª jornada da Liga Europeia. O lateral-direito foi o melhor marcador (8 golos em 12 remates) naquele que foi um triunfo muito sofrido dos encarnados, apesar de terem estado em vantagem durante praticamente o encontro inteiro.

As águias chegaram ao intervalo a vencer por 15-12 e isso deveu-se a um grande arranque de jogo da equipa portuguesa. Depois de um 1-1 inaugural, as águias conseguiram um parcial de 5-0 (6-1), aproveitando alguns erros dos suíços, com ajuda de duas defesas de Palasics. A jogar em território hostil, os encarnados aguentaram a reação helvética que se seguiu, muito por mérito de uma boa prestação defensiva.

Se no final da primeira parte o Benfica já demonstrara algumas dificuldades ofensivas, no segundo tempo as fragilidades persistiram. Só ao fim de quatro minutos marcou o primeiro golo, mas também com muito mérito de Pilipovic, que fez três defesas consecutivas - acabou o encontro com 14 defesas em 40 remates.

Os suíços, entretanto, continuaram a ameaçar a remontada e estiveram a um dos portugueses (16-15). Jota González pediu novo timeout mas pouco ou nenhum efeito teve e a verdade é que aos 46’ o conjunto caseiro chegou ao empate (20-20).

Sem qualquer margem para erro, os encarnados fizeram o que lhes competia: marcavam nas poucas oportunidades que tinham e mantiveram uma escassa liderança de um golo. Os encarnados, com muita garra e esforço, mantiveram a compostura e sob pressão surpreenderam os tricampeões suíços.