Barcelona vence FC Porto no prolongamento e conquista Taça Intercontinental
O português João Rodrigues ajudou o Barcelona a conquistar a Taça Intercontinental frente ao FC Porto (Barcelona)

Barcelona vence FC Porto no prolongamento e conquista Taça Intercontinental

HÓQUEI EM PATINS19.02.202402:19

Vitória por 6-3 dos blaugrana, depois de um empate 3-3 no final do tempo regulamentar

O sonho do FC Porto voltar a ganhar a Taça Intercontinental morreu no prolongamento! Depois de ter ido buscar forças ao fundo da alma para anular uma desvantagem de 3-0, os dragões sofreram três golos na primeira parte do tempo extra e foi o Barcelona a sagrar-se campeão do Mundo, um título que alcança pela oitava vez. Mais do que qualquer outra equipa.

Os dragões, campeões europeus, não conseguem repetir o feito de 2021, quando venceram o Sporting numa final a duas mãos, e voltam a Portugal sem o tão ambicionado troféu.

O único português a celebrar no Aldo Cantoni, em San Juan, foi João Rodrigues, jogador do Barcelona que ergue o troféu pela terceira vez, depois de já o ter feito, primeiro pelo Benfica e depois pelos blaugrana.

Quanto vale o dedo do treinador?

O FC Porto até começou mais perigoso e mandão no jogo, mas sem conseguir encontrar o caminho para a baliza. Para tentar corrigir alguns detalhes, Ricardo Ares pediu um desconto de tempo em cima do minuto 10… mas quem aproveitou foi o Barcelona.

O Barcelona aproveitou um erro dos dragões no momento em que partiam para o ataque e Ignacio Alabart recuperou a bola e só parou depois de inaugurar o marcador com uma bela picadinha sobre Xavi Malián.

Cinco minutos depois foi o treinador do Barcelona a pedir um time-out, mas o resultado foi o mesmo: golo dos blaugrana logo a seguir. O experiente Sergi Panadero ficou solto sobre a direita do ataque e rematou forte e colocado para fazer o 2-0.

No pior momento do jogo para os dragões, Carlo di Benedetto viu um cartão azul aos 17m e Pau Bargalló não desperdiçou a oportunidade, aproveitando o livre direto para fazer o 3-0.

A resposta portista demorou, mas surgiu ainda antes do intervalo. Numa jogada estudada em bola parada, Gonçalo Alves assistiu Carlo di Benedetto que fez um golaço, com o stick por trás das costas.

Como seria de esperar, o golo devolveu a esperança à equipa portuguesa que partiu com a motivação renovada para a segunda parte. E ela resistiu mesmo depois de Hélder Nunes acertar um livre direto no ferro, aos 31m. Até porque dois minutos depois Rafa reduziu para 3-2 e relançou a partida.

O Barcelona sentiu bastante o segundo golo, o FC Porto desperdiçou três oportunidades em dois minutos, entre os 33 e os 35 e desperdiçou novo livre direto aos 42’, por Carlo di Benedetto.

Numa sequência louca, o francês do FC Porto cometeu falta para cartão azul na sequência do livre que falhou, João Rodrigues assumiu o livre direto a favor do Barcelona e desperdiçou também, mas sofreu penálti na recarga.

O internacional português assumiu também a marcação do penálti, mas falhou e deixou o dragão vivo.

A prova disso surgiu a 2’34 do final do tempo regulamentar, num remate de Hélder Nunes do círculo central que só parou no fundo da baliza do Barcelona. 

Prolongamento fatal

Quando parecia que era o FC Porto quem tinha o ascendente psicológico sobre um adversário que desperdiçara uma vantagem de 3-0, tudo desmoronou do lado portista.

Logo aos 34 segundos do prolongamento, Marc Grau devolveu a vantagem ao conjunto espanhol. Um minuto depois, Xavi Barroso fez o 5-3 frente à equipa que representava na época passada e ainda na primeira parte do prolongamento Pau Bargalló castigou com golo o livre direto de que beneficiou depois de o FC Porto ter chegado às 10 faltas.

Os dragões ainda tentaram uma reação nos segundos cinco minutos do tempo extra, mas foi mesmo o Barcelona a sagrar-se campeão do Mundo. 

ACABOU! O BARCELONA DERROTA O FC PORTO E CONQUISTA A TAÇA INTERCONTINENTAL!

Conjunto blaugrana sagra-se campeão do Mundo pela oitava vez!

59'- GONÇALO ALVES REMATA AO LADO!

59'- PENÁLTI PARA O FC PORTO A TRÊS SEGUNDOS DO FIM!

58'- O FC Porto encosta o Barcelona atrás, acelera o jogo, mas os espanhóis resistem com tudo.

COMEÇA A 2.ª PARTE DO PROLONGAMENTO.

TERMINA A 1.ª PARTE DO PROLONGAMENTO

Cinco minutos de pesadelo para o FC Porto que sofreu três golos e tem uma missão quase impossível pela frente, com o Barcelona a vencer por 6-3.

54'- GOLO DO BARCELONA! 6-3! PAU BARGALLÓ! Xavi Malián ainda defende o primeiro remate do jogador do Barcelona, mas na recarga não impede o sexto dos blaugrana. 

54'- O FC Porto chega às 10 faltas e o Barcelona vai beneficiar de um livre direto.

52'- GOLO DO BARCELONA! 5-3! XAVI BARROSO MARCA À ANTIGA EQUIPA! Arranque do espanhol pela esquerda com remate colocadíssimo ao ângulo da baliza do FC Porto! VOLTAM A COMPLICAR-SE AS COISAS PARA O FC PORTO.

51'- GOLO DO BARCELONA! 4-3! MARC GRAU DEVOLVE A VANTAGEM AOS BLAUGRANA! Com apenas 33 segundos decorridos no prolongamento, Bargalló esconde a bola atrás da baliza do FC Porto, espera o momento certo e assiste Grau na área para este marcar.

COMEÇA O PROLONGAMENTO. 

O JOGO SEGUE PARA PROLONGAMENTO!

Grande recuperação portista a valer horas extra em San Juan. Vão jogar-se duas parte de cinco minutos.

49'- Já se joga o último minuto do tempo regulamentar...

48'- GOLO DO FC PORTO! HÉLDER NUNES FAZ O EMPATE! 3-3! Remate fortíssimo do jogador dos dragões do círculo central, a bola sofre um desvio e os dragões empatam a 2m'34 do final! 

47' - Ricardo Ares pede o seu último time-out quadno faltam 3m22 para terminar o tempo regulamentar.

45' Grande defesa de Malián a impedir o golo de Bargalló!

42'- TAMBÉM FALHA O PENÁLTI JOÃO RODRIGUES! QUE MINUTO LOUCO!

42'- XAVI MALIÁN DEFENDE O REMATE DE JOÃO RODRIGUES... E SOFRE PENÁLTI. CARTÃO AZUL AGORA PARA TELMO PINTO!

42'- Na sequência da jogada, CARLO DI BENEDETTO VÊ O CARTÃO AZUL. É a vez de o Barcelona voltar à marca do livre direto...

42'- Defende Sergi Fernández! O FC Porto desperdiça o segundo livre direto.

42'- Agora é Carlo di Benedetto quem vai assumir a marcação...

42'- MAIS UM CARTÃO AZUL! PAU BARGALLÓ É EXCLUÍDO E O FC PORTO TEM NOVO LIVRE DIRETO.

40'- Xavi Malián nega o golo a Pau Bargalló, que rematou de muito longe.

39'- Mais um desconto de tempo, agora pedido pelo Barcelona. 

38'- Duas enormes oportunidades para o FC Porto! Primeiro é Carlo di Bendetto que vê o guarda-redes do Barcelona negar o golo quase miraculosamente, e depois é Mena que não consegue vencer o frente a frente com o guardião adversário em contra-ataque.

35'-Mena fica perto do empate para o FC Porto! Defende o guarda-redes do Barcelona.

33'-Ricardo Ares pede um desconto de tempo mal o FC Porto reduz. 

33'- GOLO DO FC PORTO! RAFA REDUZ PARA 3-2! Jogada de insistência do ataque do FC Porto, Mena faz um primeiro remate e o internacional português marca na recarga! TUDO EM ABERTO!

31'- O FC Porto tem agora dois minutos - ou até marcar - em vantagem numérica.

31'- AO POSTE! HÉLDER NUNES ENGANA O GUARDA-REDES, MAS TEM AZAR! Na recarga, o jogador do FC Porto permite a defesa do guarda-redes do Barcelona.

31'- LIVRE DIRETO PARA O FC PORTO! CARTÃO AZUL PARA PAU BARGALLÓ! Oportunidade soberana para os dragões reduzirem...

30'- O QUE PERDE GONÇALO ALVES! Contra-ataque do capitão portista concluído com uma picadinha, mas o guarda-redes do Barcelona defende.

RECOMEÇA A PARTIDA!

INTERVALO! BARCELONA NA FRENTE POR 3-1

Tarefa complicada para os dragões nos segundos 25 minutos, mas o golo de Carlo di Bendetto, que reduziu para 3-1, devolve a esperança ao conjunto luso.

23'- GOLO DO FC PORTO! 3-1! QUE GRANDE GOLO DE CARLO DI BENEDETTO! Livre à entrada da área do Barcelona, Gonçalo Alves coloca a bola ao lado da baliza e o francês finaliza com o stick por trás das costas! Dragões ganham ânimo para ir em busca do empate!

20'- Treinador do FC Porto volta a interromper o jogo para falar aos jogadores.

17'- GOLO DO BARCELONA! 3-0! Pau Bargalló encara Xavi Mallián e coloca-lhe a bola por baixo do corpo. O Barcelona chega ao terceiro golo ainda na primeira parte. Cenário muito complicado para o FC Porto.

17'- LIVRE DIRETO A FAVOR DO BARCELONA! CARTÃO AZUL PARA CARLO DI BENEDETTO.

15'- E agora o Barcelona acerta no poste! Outra vez Sergi Panadero, quase a fazer o terceiro. 

15'- GOLO DO BARCELONA! 2-0! Sergi Panadero, capitão do Barcelona, faz o segundo para os blaugrana. O experiente jogador de 41 anos surgiu sobre a direita e rematou colocado para fazer o segundo do jogo!

14'- Mais um desconto de tempo, pedido agora pelo treinador do Barcelona. 

10'- GOLO DO BARCELONA! 1-0! IGNACIO ALABART! Erro do FC Porto na partida para o ataque, a equipa ficou desquilibrada e o internacional espanhol marcou na transição, entrando pela direita para fazer a picadinha na cara de Xavi Malian. 

9'- Desconto de tempo pedido por Ricardo Ares, treinador do FC Porto.

8'- O FC Porto está muito mais perigoso nestes primeiros minutos.

5'- Agora é Gonçalo Alves que fica perto de inaugurar o marcador!

4'- Hélder Nunes! Remate fortíssimo do jogador do FC Porto. A bola passa ligeiramente ao lado da baliza do Barcelona.

2'- João Rodrigues remata por cima da baliza do FC Porto quando estava em boa posição.

COMEÇA A PARTIDA!

É o Barcelona que sai com a posse de bola.

As equipas já estão alinhadas no rinque.

JÁ HÁ CINCOS INICIAIS!

FC PORTO: Xavi Malián; Edu Lamas, Gonçalo Alves, Hélder Nunes e Carlo di Benedetto.
Suplentes: Leonardo Pais (gr); Telmo Pinto, Ezequiel Mena, Rafa Costa e Diogo Barata.

BARCELONA: Sérgio Fernandéz; Ignacio Alabart González, Pau Bargalló, Xavi Barroso e João Rodrigues.
Suplentes: Carles Grau (gr), Sergi Panadero, Marc Grau, Sergi Llorca e Elói Cervera.

FC Porto ou Barcelona. Um deles vai coroar-se campeão do Mundo de clubes, na madrugada desta segunda-feira (0h).

Os dragões, campeões europeus em título, defrontam o histórico clube catalão, recordista de Taças Intercontinentais, com sete, que conta nos seus quadros com o português João Rodrigues.

O FC Porto venceu a prova em 2021, ao derrotar o Sporting numa final a duas mãos, e procura o segundo troféu, numa final que se disputa no Aldo Cantoni, a catedral do hóquei em patins, situado na cidade argentina de San Juan.

Para chegarem à final, as duas equipas europeias venceram adversários argentinos. Os dragões golearam o Lomas de Rivadavia por 10-2, enquanto o Barcelona derrotou o UVT, campeão sul-americano, por 8-4.

Na antevisão à partida, o treinador portista Ricardo Ares pediu ambição aos seus jogadores. «A nossa ambição é sermos campeões do mundo pela segunda vez nas últimas três épocas e, acima de tudo, quero ambição, vontade de ganhar, raça. Quero ver um Porto à Porto e a pensar 80% em nós e 20% neles. Temos de lutar por algo para que trabalhámos muito e que se identifica com a essência do clube: ganhar títulos. Estamos a lutar para ganhar o sétimo título nestas duas épocas e o nosso foco tem de ser máximo.»