10 outubro 2024, 10:31
Rafael Nadal anuncia retirada
Tenista espanhol diz que o corpo não aguenta mais; Nuno Borges foi o seu último adversário no circuito ATP
De Federer a Ronaldo, passando por clubes, treinadores e outras personalidades, o mundo desportivo prestou tributo ao tenista espanhol
Rafael Nadal anunciou, esta quinta-feira, o final da carreira profissional. As reações não tardaram em aparecer, com várias personalidades a prestarem tributo ao tenista espanhol.
10 outubro 2024, 10:31
Tenista espanhol diz que o corpo não aguenta mais; Nuno Borges foi o seu último adversário no circuito ATP
Nadal, recorde-se, conquistou 92 títulos e 22 Grand Slams durante a carreira, tendo protagonizado uma rivalidade histórica com outro gigante do ténis, Roger Federer, que já prestou homenagem ao rival, colega e amigo.
10 outubro 2024, 12:56
Tenista suíço prestou tributo ao grande rival de carreira
Também Ronaldo deixou um comentário na publicação de Nadal, destacando ser «uma honra» poder apelidar o tenista espanhol de «amigo».
10 outubro 2024, 12:22
Craque português prestou tributo ao tenista espanhol; Real Madrid também se pronunciou
José Mourinho recorreu ao Instagram para deixar uma mensagem tributo: «Joguei contigo tantos jogos, lutei contigo por tantos pontos e tantas vitórias. Sentirei a tua falta, lenda, muitos parabéns por uma história tão fantástica Rafael Nadal.»
Os merengues foram dos primeiros a prestar homenagem ao tenista, fã confesso do clube, lançando um comunicado a «mostrar a sua admiração e afeto por uma das maiores lendas do desporto espanhol e mundial de todos os tempos», frisando que «para todo o madridismo é e será sempre um motivo de orgulho que uma lenda como Rafa Nadal represente o clube como sócio honorário do Real Madrid».
E nem os rivais ficaram indiferentes. «Obrigado por nos fazeres desfrutar da tua carreira excecional, Rafael Nadal. Foi um privilégio acompanhar a tua trajetória até te torners uma lenda do desporto espanhol. Desejamos-te as maiores felicidades nesta nova etapa da tua vida», escreveram os colchoneros na rede social X.
«Memórias lendárias. És muito amado em todo o mundo e aqui connosco na Austrália. Grato por todos os momentos inesquecíveis. Gracias, Rafa. Por tudo!», escreveu a conta do Australia Open no X.
O US Open também assinalou o final de carreira do tenista: «Rafael Nadal anunciou a sua reforma. O seu último evento será a final da @DavisCupFinals no próximo mês.»
«Com 14 anos, Rafael Nadal foi o porta-bandeira da Espanha quando esta conquistou o título da Davis Cup pela primeira vez, em 2000. 24 anos depois, vestirá as cores espanholas no final da sua carreira», escreveu a ITF.
Também o atual número um do mundo, Jannik Sinner, deixou uma palavra a Rafael Nadal: «É uma notícia difícil para todo o mundo do ténis e não só. Tive muita sorte em conhecê-lo, também a nível pessoal, e ele é uma pessoa incrível. Claro que, como jogador, todos vimos o quão bom ele foi e as lições que nos ensinou, a nós, jovens jogadores, como nos comportarmos em campo, como lidar com as situações difíceis no court... Transmitiu-nos muitas emoções quando o vimos jogar e também [nos ensinou] a ser humildes, por não se alterar com o sucesso, por escolher as pessoas certas à sua volta, e há tantas coisas boas que ele nos deu. Obviamente que é uma notícia difícil, mas, por outro lado, tudo tem um princípio e um fim.
A mensagem de Mbappé na publicação de Nadal: «Parabéns pela tua carreira Rafa, um exemplo de jogador e de pessoa. Aproveita a tua reforma. Serás sempre uma lenda.»
A mensagem de Vinícius: «LENDA!!! Parabéns por tudo. Foi um prazer ver-te durante tanto tempo no topo! És um exemplo para todos. Obrigada por tudo!»
Marcelo, antigo lateral-esquerdo do Real Madrid, também comentou a publicação de Nadal: «Muito obrigado!!! És um exemplo de talento e de superação. Foi uma honra ver-te brilhar e inspirar tanta gente!!! Parabéns pela tua carreira gigantesca.»
A mensagem de Lucas Vázquez: «Parabéns pela tua carreira Rafa! És o maior exemplo dos valores do desporto! Obrigado por nos teres feito desfrutar tanto do ténis e por representares sempre a Espanha! És um verdadeiro 🐐 [GOAT, melhor de todos os tempos].»