Andebol: «Barcelona é das melhores equipas do planeta»
Elogio de Pedro Valdés, lateral de 29 anos do FC Porto, ao gigante catalão que esta quinta-feira (17.45 horas) joga em casa dos azuis e brancos para a terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões
Com seis vitórias em outras tantas partidas oficiais esta temporada, duas delas na Liga dos Campeões, 24-23 na receção aos polacos do Wisla Plock e 30-29 (depois de ter estado a perder por 12-21) em casa dos eslovenos do Celje, o FC Porto tem, esta quinta-feira, dia do 130.º aniversário do clube, teste de fogo no Dragão Caixa frente ao todo-poderoso Barcelona, «uma das melhores equipas do planeta» na opinião de Pedro Valdés.
«Vamos defrontar um adversário que é uma das melhores equipas do mundo e queremos acabar o dia com uma vitória. Vamos dar o nosso melhor, já provámos que o conseguimos fazer»
«Vamos defrontar um adversário que é uma das melhores equipas do mundo e queremos acabar o dia com uma vitória. Vamos dar o nosso melhor, já provámos que o conseguimos fazer», começou por afirmar, às plataformas do clube azul e branco, o lateral de 29 anos, rendido ao potencial do Barça:
«É um dos adversários mais fortes que poderíamos encontrar, o nosso grupo tem equipas muito fortes, mas vejo-os como sérios candidatos ao título na Champions e temos que pensar neles como um conjunto de jogadores [entre os quais um português, o pivot Luís Frade]. Olhamos para eles com todo o respeito, mas queremos dar o nosso melhor dentro de campo.»
«A época passada foi atípica no que respeita à Champions, mas olhamos para ela como uma forma de aprendizagem. Este ano estamos a fazer muito melhor e queremos continuar em frente»
Salientando alguns dos pontos fortes do Barcelona, como o «ataque» e os «guarda-redes [Pérez de Vargas e Nielsen]», o camisola 2 dos dragões que chegou a Portugal em 2015 para o Avanca (depois, em 2017, transferiu-se para o Sporting, clube que representou durante quatro temporadas), não encontra explicação para o facto de em 2022/2023 o FC Porto ter somado cinco pontos na fase de grupos da Champions (em 14 jogos) e agora ter quatro em dois encontros: «A época passada foi atípica no que respeita à Champions, mas olhamos para ela como uma forma de aprendizagem. Este ano estamos a fazer muito melhor e queremos continuar em frente.»
A finalizar, Váldes mostrou-se satisfeito por jogar num Dragão Arena com lotação esgotada: «Vai ser um ambiente de Champions, como nós gostamos. Os adeptos vão apoiar-nos bastante e esperamos que seja uma tarde/noite gloriosa para o FC Porto.»