Alcaraz: «O calendário é apertado, sinto-me cansado mentalmente»

TÉNIS11.11.202421:12

Espanhol perdeu com Ruud nas ATP Finals e assume que pode falhar presença nas meias-finais

Carlos Alcaraz, n.º 3 do ranking ATP, perdeu nesta segunda-feira com Casper Ruud (7.º), na primeira jornada do grupo Newcombe das ATP Finals, que decorrem em Turim.

O espanhol foi batido em dois sets (6-1 e 7-5) e no final, apesar de dizer não querer justificar com isso a derrota, admitiu que esteve doente nos últimos dias.

«Estive doente durante alguns dias antes de vir. Nos treinos não me senti mal, estava a encontrar o meu melhor ténis, mas nesta manhã, talvez devido aos nervos, comecei a sentir um incómodo no estômago e senti-me mal durante o jogo. Não quero usar isso como desculpa, mas limitou-me muito», disse, citado pela imprensa espanhola.

De resto, o espanhol admite que se mantiver as sensações, será muito improvável que marque presença na próxima fase do último torneio da época.

«Neste estado, será muito complicado estar nas meias-finais. Mas o bom do ténis é que podes estar muito mal num dia e no seguinte sentes-te completamente diferente», nota.

Ainda assim, após uma longa época, que teve os Jogos Olímpicos a juntar aso torneios habituais, Alcaraz assume que a fadiga também já começa a pesar, não só em termos físicos, mas também mentais.

«Estou cansado mentalmente, claro. Atrevo-me a dizer que todos os jogadores chegam a esta fase muito cansados mentalmente. Quem disser que não, acho que está a mentir. São muitos jogos e um calendário muito apertado, sem muitos dias de descanso. Acaba um torneio e passados uns dias estás a viajar para outro lado do mundo», lamenta.