Agrónomos ‘reis’ por um dia na Divisão de Honra
Agronomia bate RC Lousã por 27 pontos (52-25). Cascais consegue primeiro triunfo no campeonato.
A Agronomia recebeu e venceu o RC Lousã por 52-25 (19-13 ao intervalo) em partida da 7.ª jornada da Divisão de Honra Top 10 num embate em que os agrónomos marcaram sete ensaios e acrescentaram ponto de bónus ofensivo aos 4 pontos.
Êxito que lhes permite subir ao topo da tabela classificativa enquanto ficam a aguardar os resultados dos encontros fora de casa dos líderes Benfica (ante o CDUP), Direito (CDUL) e Belenenses (CR São Miguel).
Na Tapada, em Lisboa, no Dia da Restauração, António Cortes fez o primeiro ensaio e os primeiros pontos da partida enquanto o irmão, José Maria, autor de um hat-trick e 15 pontos, fechou a contabilidade dos toques de meta. Francisco Cabral colou a bola na zona da felicidade por duas vezes e o capitão João Lima converteu cinco pontapés de transformação (10 pontos).
Em relação à equipa beirã, oitava classificada, esteve dentro do jogo até à barreira dos 70 minutos (31-25), altura em que viria a sofrer, a partir de então, dois ensaios (10 pontos), um dos quais em superioridade numérica, por amarelo a António Cortes. Antes, desperdiçou três pontapés aos postes, 2 penalidades na primeira parte e um pontapé de conversão, no segundo tempo.
No outro encontro de abertura da jornada, o Cascais alcançou o primeiro triunfo da temporada ao bater a Académia por 24-17 (10-7 ao intervalo). Triunfo insuficiente para deixar a 9.ª e penúltima posição da tabela. Os pretos, por sua vez, conseguiram ponto de bónus defensivo - diferença de menos 7 pontos - e igualam o CDUL na 5.ª posição (10 pontos).