A explicação: Neemias Queta com contrato mas sem garantias

Basquetebol A explicação: Neemias Queta com contrato mas sem garantias

BASQUETEBOL10.08.202301:38

A imagem de Neemias Queta sorridente e poucas linhas bastaram para os Sacramento Kings anunciarem novo vínculo com o poste português, desta feita não um contrato de duas vias, que permitia a utilização na liga de desenvolvimento, a G-League, mas um «contrato padrão».

«Os Kings anunciam que assinaram um contrato standard com Neemias Queta. Os termos do acordo não serão divulgados, de acordo com a política do clube»,  anunciou a turma de Sacramento.

O poste português, 24 anos, dá um passo em frente rumo à consolidação na NBA porque já não está submetido ao contrato inicial de duas vias, que previa a utilização em jogos da G-League, nomeadamente na equipa satélite Stockton Kings.

No entanto, a permanência de Neemias Queta nos Kings não é garantida. O site Borracha Laranja avançou com a possibilidade de se tratar de um non-guaranteed training camp contract, que prevê a participação no campo de treino da pré-temporada e uma verba inicial. Caso faça parte do plantel dos Kings no arranque oficial da época, a 20 de outubro, o português garante uma verba adicional. Por fim, poderá ter o contrato totalmente garantido e receber o valor estipulado na totalidade.

Os Kings terão oferecido a Neemias Queta um contrato de pouco mais de dois milhões de dólares (1,8 milhões de euros), equiparando-o a Nerlens Noel, outro poste recentemente contratado (com apenas 300 mil dólares garantidos), com o objetivo de lutarem por uma vaga no plantel final da equipa durante o campo de treinos. Domantas Sabonis, Trey Lyles e Alex Len são os restantes postes dos Kings e todos com contrato garantido. Caso não seja eleito, Neemias Queta ficará um jogador livre, podendo assinar por outra equipa, como os Blazers, aparentemente interessados, ou mudar-se para a Europa.

Para já, o português também tem garantida a recuperação da  fratura de stresse no pé direito que contraiu na Summer League e o impediu de ajudar a Seleção.

Neemias foi escolhido pelos Kings na 39.ª posição do draft da NBA de 2021, tornando-se no primeiro português a jogar na NBA, embora em apenas 20 jogos nas duas primeiras épocas. Foi mais utilizado nos Stockton Kings, pelos quais já disputou 43 encontros, com médias de 17,7 pontos, 8,7 ressaltos e 1,9 desarmes de lançamento por partida.