NBA Wembanyama provoca segundo jogo mais visto de sempre da Liga de Verão
Após ter contribuído para que, apenas pela quinta vez uma partida da Liga de Verão tenha esgotado a lotação do Thomas & Mack Center e a segunda em que tal aconteceu alguns dias antes da sua realização - até então apenas Zion Williamson (Pelicans), após ter sido o n.º 1 draft, conseguira tal feito em 2019 – o embate entre Spurs e Hornets da última sexta-feira, em Las Vegas, que marcou a estreia de Victor Wembanyama, de 19 anos, na NBA tornou-se no segundo mais visto de sempre no canal desportivo ESPN numa Summer League.
A expectativa quando ao jovem francês da equipa de San Antonio originou a audiência média de 1.386 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, com um pico de 1,632 milhões, numa classificação Nielsen. Aumento de 23% em relação ao ano anterior.
Melhor, só mesmo a estreia, há quatro anos, de Zion Williamson no Pelicans-Knicks, também em Las Vegas, que permitiu que a média de audiência televisiva alcançasse os 1,61 milhões de espectadores.
Para perceber melhor o fenómeno Wembanyama refira-se que, há um ano, a partida que teve maior audiência televisiva havia sido a estreia de outro n.º 1 do draft, o italo-americano Paolo Banchero (Magic), no Magic-Knicks, que se ficara por meros 433 mil espectadores.
E se os preços dos bilhetes da liga em Las Vegas no mercado de revenda online já se tinham tornado 150 por cento mais caros do que a média daquele que os adeptos dos Spurs tiveram de pagar para assistir a uma partida da regular season na última temporada, agora este jogo de estreia de Wemby pelos texanos – ainda não há dados sobre o segundo que efetuou domingo contra os Blazers e no qual jogou bem melhor - teve em média mais espectadores do que o único encntro do Spurs na fase regular do ano passado nos três canais que transmitem a NBA: ESPN, ABC ou TNT.
O embate que, em janeiro, os Spurs disputaram frente aos então campeões Warriors no Alamo Dome, estádio coberto onde os texanos jogaram entre 1993-2022 e conquistaram o primeiro dos seus cinco títulos, teve a média de 1,36 milhões.
Até uma partida dos Hornets na regular season 2022/23 não foi além da média máxima de audiência de 969 mil telespectadores na ESPN, o que aconteceu em fevereiro, contra os Hornets.
Recorde-se que o draft do passado dia 22 de julho em que Wemby foi escolhido como n.º 1, havia sido já o mais visto de sempre – neste superou Zion – com 3,74 milhões de telespectadores na ESPN e ABC. O anterior m+aximo datava de 2015 (3,738 milhões), quando Karl-Anthony Towns (Timberwolves) foi o n.º 1.
Apenas a primeira ronda do draft, em que Wembanyama foi escolhido e durante a qual tanto o extr./poste como a família foram entrevistados e seguidos passo a passo, teve uma média de audiência de 4,93 milhões, com um pico de 6,09 milhões quando a escolha realmente aconteceu.
A edição de 2019 em que Zion Williamson entrou para a NBA atingiu a média de 3,09 milhões de telespectadores, mas apenas foi transmitida na ESPN.