NBA Wembanyama em lágrimas, Popovich entusiamado: «Ele não é o LeBron nem o Kobe, é o Victor»
A aventura de Victor Wembanyama na NBA começou na última madrugada no Barclays Center, em Nova Iorque, quando foi confirmado pelo comissário Adam Silver como primeira escolha do draft para os San Antonio Spurs.
O jogador de 19 anos e 2,23metros é considerado o jogador com mais potencial desde LeBron James.
«É provavelmente a melhor noite da minha vida, um sonho tornado realidade», exclamou, deixando cair algumas lágrimas apesar do desfecho anunciado há meses, experimentando depois, já oficialmente, o boné da equipa do Texas. Um gesto foi feito há 22 anos por outro francês, Tony Parker, que deixou uma marca de quatro anéis de campeão (2003, 2005, 2007, 2014).
«Mesmo que já estivesse à espera, quando vamos ter um bebé, sabemos com nove meses de antecedência e a emoção não é menor», explicou depois de alguém já lhe ter dado uma camisola branca dos Spurs com o seu nome.
O treinador Gregg Popovich também reagiu ao sorteio:
«Agora vamos tentar não queimar etapas, a todos os níveis. O que mais nos interessa é criar um ambiente em que ele se sinta em casa, confortável, onde possa ser o Victor. Vou observá-lo e ver o que acontece. Nãp podemos obrigar os jogadores a serem o que achamos que eles deveriam ser. Ele não é o LeBron (James) nem o Tim (Duncan), nem o Kobe (Bryant) ou qualquer outra pessoa. Ele é o Victor, e é isso que queremos que ele seja. Portanto, faremos o que fizemos no passado com todos os jogadores. Estaremos lá para aconselhar, sugerir, responder perguntas, para estar disponíveis.»