Volta à Suíça: João Almeida reforça segunda posição em etapa alpina

Volta à Suíça: João Almeida reforça segunda posição em etapa alpina

CICLISMO13.06.202417:21

Português foi segundo classificado na 5.ª etapa, cinco segundos atrás do seu companheiro de equipa na UAE Emirates, Adam Yates, que consolidou a camisola amarela

João Almeida reforçou a segunda posição da geral da Volta à Suíça depois de se ter classificado em idêntico lugar na etapa 5, esta quinta-feira, meia dezena de segundos atrás do seu companheiro de equipa na UAE Emirates, Adam Yates, que também consolidou a camisola amarela.

A exigente subida de Cari (10,2 km a 8%) foi o palco da batalha final desta jornada alpina, a segunda consecutiva na corrida helvética, e a segunda em dois dias de Adam Yates. Não se antes João Almeida ter imprimido um ritmo forte à frente do grupo dos principais candidatos, reduzindo-o a um quinteto: com o português, Adam Yates, Egan Bernal (Ineos Grenadiers), Matthew Riccitello (Israel-Premier Tech) e Enric Mas (Movistar).

A 1,5 quilómetros do alto, Yates ataca e num primeiro momento apenas Enric Mas consegue segui-lo. No entanto, o espanhol acabou por ceder ao esforço e abrir a via à segunda vitória consecutiva do britânico.

Depois de conquistar a camisa amarela na quarta-feira, Yates confirmou a liderança, ao vencer, isolado, à frente de João Almeida, estendendo o domínio da equipa dos Emirados Árabes Unidos na prova.

O terceiro na etapa, e que também fecha o pódio da geral, foi o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers), que concluiu a tirada a 16 segundos do vencedor e a onze do corredor português. Enric Mas perdeu 22 segundos, no quinto lugar, quatro segundo depois do norte-americano Riccitello (+18 s).

Na geral, Adam Yates aumenta a vantagem sobre João Almeida para 35 segundos, e o português dilatou igualmente o avanço sobre o terceiro classificado, agora Egan Bernal, por troca com o dinamarquês Mattias Sjkelmose (Lidl-Trek) – apenas 13.º na etapa, a 1.41 minutos do vencedor -, para 36 segundos.