Volta a Portugal: Henrique Casimiro anuncia final da carreira
Henrique Casimiro NUNO VEIGA/LUSA

Volta a Portugal: Henrique Casimiro anuncia final da carreira

CICLISMO29.07.202418:07

Ciclista despede-se no final do ano

O ciclismo português vai se despedir de Henrique Casimiro que anunciou esta segunda-feira que vai terminar a carreira, aos 38 anos.

Em dia de descanso da 85.ª Volta a Portugal, o ciclista deixou uma mensagem nas redes sociais a anunciar a decisão, após 16 épocas como profissional.

«Hoje, em dia de descanso da Volta a Portugal, quero comunicar a todos minha despedida do ciclismo profissional, decisão que estava tomada anteriormente e nenhum resultado de qualquer prova a faria reverter. Termino assim a minha longa carreira com a certeza de que é o momento certo, pois sempre mantive claro que queria terminar sentindo-me competitivo e útil.»

Mas nunca imaginei que o sonho em ser ciclista daquele menino de 10 anos se transformasse em 28 anos de dedicação plena a este desporto que tanto adoro, 16 dos quais como ciclista profissional, um sonho que com persistência e trabalho se tornou uma realidade magnífica.

Quero agradecer a todas as equipas que representei desde criança, sem excepção, pois de uma forma ou de outra todas elas e as pessoas que as formaram me acrescentaram algo e me deram grandes lições de vida. Obrigado por tudo.

É verdade que seria capaz de escrever durante horas, mas neste momento tão emotivo creio ser o suficiente. Não tenho palavras para descrever o carinho que senti e continuo a sentir ao longo destes anos e foi sem dúvida contribuição importante para enfrentar cada época com a mesma ambição inclusive esta, sabendo que seria a última mas trabalhando como se fosse a primeira, o meu corpo não respondeu da mesma forma mas não procuro explicações apenas procuro disfrutar de cada quilómetro nesta reta final da minha carreira.

Muito obrigado a todos, especialmente à minha esposa e filhos, os principais afetados pelas exigências da minha profissão espero recompensar no futuro», escreveu Henrique Casimiro, que nesta Volta a Portugal está em 23.º lugar na geral, já distante do camisola amarela, Afonso Eulálio.

O ciclista da Efapel deu principalmente nas vistas com a vitória no Grande Prémio Torres Vedras - Troféu Joaquim Agostinho de 2019, tendo tido a melhor classificação na Volta a Portugal precisamente no ano passado, onde alcançou o sexto lugar.