Volta a Itália: Olav Kooij foi o mais rápido do pelotão em Nápoles

Volta a Itália: Olav Kooij foi o mais rápido do pelotão em Nápoles

CICLISMO12.05.202417:10

Neerlandês da Visma vence pela primeira vez no Giro, no dia em que Pogacar se 'vingou' de Narváez

 No dia em que o camisola rosa Tadej Pogacar não se poupou a perseguir o fugitivo Jhonatan Narváez nas últimas centenas de metros da 9.ª etapa da Volta a Itália, para que o seu companheiro de equipa velocista Juan Sebastian Molano pudesse discutir a vitória, acabou por ser Olav Kooij, da Visma-Lease a Bike, a impor-se, em sprint, ao pelotão.

O jovem corredor neerlandês, de 22 anos, impôs-se a Jonathan Milan, da Lidl-Trek, vencedor da etapa 4 e líder da classificação por pontos Ciclamino (camisola roxa), que fez bis em segundos lugares, depois de ter obtido essa posição ao dia 3 da prova.

A longa etapa, de 214 quilómetros, disputada entre Avezzano e Nápoles, este domingo, teve uma duradoura fuga que resistiu até muito perto da meta, cujo derradeiro resistente foi o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), e ainda um ataque tardio de Narváez (Ineos Grenadiers), alcançado nos últimos 200 metros pelo pelotão liderado pela equipa Lidl-Trek, de Milan.

Olav Kooij, a fazer a sua estreia em grandes voltas, conquista assim a primeira vitória no Giro e também sucesso inédito da sua equipa nesta edição da corsa rosa.

Tadej Pogacar, que passou as quase cinco horas da jornada, em terreno pouco acidentado, no conforto do pelotão, até ter decidido puxar o pelotão a alta velocidade na aproximação à meta, em perseguição ao equatoriano Narváez - contribuindo para o grande grupo ter alcançado o corredor que o tinha vencido na primeira etapa em luta pelo triunfo - mantém a liderança da classificação geral, na véspera do primeiro dia de descanso da competição, na segunda-feira.