Vice-campeão olímpico suspenso por mentir sobre idade

Atletismo Vice-campeão olímpico suspenso por mentir sobre idade

ATLETISMO17.06.202300:20

O dominicano Luguelín Santos, duas vezes vice-campeão olímpico, assumiu estar suspenso pela World Athletics, federação internacional de atletismo, por falsificação dos dados no passaporte, que indicam um ano menos do que os 31 anos evidenciados no documento.

«Desde o início da investigação que me declarei culpado e informei a nossa federação e o comité olímpico dominicano», explicou o velocista que conquistou medalhas de prata nos 400 metros em Londres-2012 e na estafeta de 4x400 em Tóquio-2020.

«Sem vontade de fugir às responsabilidades», Luguelín Santos, recordou que à altura dos factos «era um jovenzinho de menos de 18 anos, com escassos recursos económicos e pouca educação», que apenas seguiu as «indicações» de quem geria a sua carreira desportiva.

Luguelín pediu «perdão a toda a sociedade dominicana», continuando assim o mea culpa. «Que este mau exemplo sirva de aprendizagem para todos os atletas em ascensão para que tenham sempre o jogo limpo como lema. Continuarei a defender, com igual orgulho, os melhores interesses dos nossos atletas e do nosso país», lamentou.