Primeira prova em que os chamados 'três grandes' acontece no dia 23 de dezembro, na Taça do Mundo em Antuérpia, na Bélgica
Mathieu van der Poel, Wout Van Aert e Tom Pidcock, os três grandes nomes do ciclocrosse, vão medir forças em quatro corridas desta disciplina do ciclismo na temporada de 2023/24.
As provas em questão são as rodas da Taça do Mundo em Antuérpia, Gavere, Hulst e a jornada do Troféu X2O em Koksijde. Assim, é na cidade belga que os três se vão defrontar pela primeira vez, já no próximo dia 23 de dezembro. Passados três dias, segue-se o evento de Hulst, também no mesmo país, havendo ainda espaço no ano de 2023, no dia 30, para o terceiro embate, nos Países Baixos.
No começo de 2024, a 4 de janeiro, ocorre a próxima ronda do Troféu X2O em Koksijde, na Bélgica, a última em que todos se defrontam. Estão ainda dependentes de confirmação de disponibilidade de Van Aert mais dois confrontos, as Taças do Mundo em Zonhoven (7 de janeiro) e Benidorm (21 de janeiro).
Confirmada estão as ausências de Pidcock e de Van Aert no Mundial de ciclocrosse, em Tabor, na República Checa, no dia 4 fevereiro, onde apenas, dos três, Van der Poel participará, defendendo o título conquistado em 2023.
Refira-se que Van Aert confirmou a presença na Volta ao Algarve.
Belga da Jumbo declarou que, antes de vir a Lisboa para a partida da Volta a Espanha 2024, um dos seus principais objetivos da temporada, a par do Giro, irá disputar a prova algarvia e permanecer duas semanas na região com a equipa