Ciclismo Van Der Poel interessa à UAE-Team Emirates
O período de transferências no ciclismo tem inicio em 1 de agosto, o que não impede que os empresários comecem mais cedo a tratar das mudanças de alguns corredores, que serão oficializados a partir daquela data.
A noticia mais recente prende-se com Mathieu Van Der Poel que representa a Alpecin-Deceuninck e com a qual tem contrato até final de 2025, constando-se que a UAE-Team Emirates de Tadej Pogaçar, João Almeida Ivo e Rui Oliveira, estaria interessada nos serviços do neto de Raymond Poulidor e vencedor este ano da Milão -San Remo e Paris - Roubaix.
Léo Van Vliet, organizador da clássica Amstel Gold Race, afirmou que tem contactos com Mauro Gianetti, diretor e CEO da UAE-Team Emirates, e que este lhe teria pedido que sondasse Van Der Poel; «O ano passado no decorrer do Giro, conversei longamente com Gianetti. Naquela altura disse-me que gostaria de tê-lo na sua equipa. Como eu não podia fazer nada por ele, disse-lhe para falar com o pai Adrie Van der Poel», afirmou Van Vliet frisando que foi uma conversa séria e não apenas palavras vazias. «Falei posteriormente Adrie, porque ele me ajuda na Amstel Gold Race. Quando lhe coloquei a questão encolheu os ombros e não me disse nada».
Mathieu Van Der Poel com 28 anos dispõe de um palmarés invejável, duas vezes vencedor da Volta a Flandres em 2020 e 2022, Milão - San Remo e Paris - Roubaix em 2023, Amstel Gold Race, Strade Bianche a que junta no ciclocrosse cinco títulos de campeão do mundo, cinco taças do mundo e duas vezes campeão da Europa.
Embora se desconheça a clausula de rescisão, dificilmente Mathieu Van Der Poel abandonará a equipa a que se encontra ligado há anos, na qual dispõe de liberdade total, o que não aconteceria no caso de se transferir para a UAE-Team Emirates, onde teria de conviver com Tadej Pogaçar e outros nomes importantes da equipa asiática.
O seu vencimento sem confirmação oficial é de 2,5 milhões de euros anuais, a que junta direitos de imagem, patrocinadores pessoais e objetivos, valores que devem atingir cerca de 5 milhões de euros no final de cada temporada.
Por enquanto apenas são rumores mas tudo pode acontecer no futuro, sabe-se que nos próximos dias Van Der Poel vai realizar um estagio de altitude no Teide em Tenerife, regressa à competição na Volta à Suíça para de seguida correr Volta à França, descartando a presença nas clássicas das Ardenas e colocando como objetivo os mundiais de ciclismo que se disputam este ano de 3 a 13 de agosto em Glasgow na Escócia.