Benfica recebe Sporting na Luz, onde não perde há… 444 dias!
Fotografia FPB

Benfica recebe Sporting na Luz, onde não perde há… 444 dias!

Dérbi lisboeta, deste domingo, marca a 10.ª jornada da Liga Betclic, que tem três partidas adiadas. Águia ainda não foi batida para o campeonato, onde desde 2023/24 soma 26 vitórias seguidas, incluindo o 'play-off'. Novo duelo dos treinadores Norberto Alves vs. Luís Magalhães depois de dois anos de interrupção.

Na passada temporada, na caminhada para o tricampeonato, feito que o clube alcançou pela quinta vez no seu historial de 30 campeonatos, o Benfica perdeu apenas quatro jogos para a Liga Betcic 2023/24. Todos na fase regular, um em casa e três fora. Um destes contra… o Sporting.

Este facto ajuda a elevar uma das expectativas de maior interesse na 10.ª jornada, que arranca este sábado com o Imortal-Galitos do Barreiro (15h30), mas tem, naturalmente, o momento de maior atenção virado para o dérbi lisboeta, na Luz (15h00), entre águias, que lideram a competição, e leões, 3.º classificados. Isto com mais factos a apimentar a rivalidade entre as duas formações e, de certa forma, até dos seus técnicos. Dos melhores que Portugal já teve e que possuem um palmarés na carreira com que poucos podem rivalizar.

LIGA BETCLIC, 10.ª JORNADA

Imortal-Galitos do Barreiro, hoje (15h30)
Benfica-Sporting, amanhã (15h00)
Oliveirense-Póvoa, amanhã (16h00)
Galomar-V. Guimarães, a 22 de fevereiro
Esgueira-Queluz, a 22 de fevereiro
FC Porto-Ovarense, a 18 de março

O primeiro, neste momento os encarnados mantêm-se como a única equipa invicta na prova. Mas, se quisermos ir mais longe, tal invencibilidade é bastante mais longa. Afinal, o grupo liderado por Norberto Alves não perde para o campeonato há 26(!) jogos consecutivos, incluindo o play-off da passada temporada.

O último desaire aconteceu a 20 de janeiro de 2024, ante o V. Guimarães (91-71). Já vai lá quase um ano! E antes dos vimaranenses, só Oliveirense (73-73, a.p.), FC Porto (79-62) e Sporting (91-88) haviam desfeiteado os campeões.

Fotografia SL Benfica

63 SEMANAS SEM PERDER

E aqui entra outro registo a ter em atenção neste ciclo imparável do Benfica no campeonato e até quase nas competições internas: a última derrota sofrida no Pavilhão Fidelidade foi a 11 de outubro de… 2023. Ou seja, há 444 dias (63 semanas), com 12 partidas a pertencerem ainda a 2023/24 e quatro desta temporada.

Bem, na verdade, se quisermos alargar a outras provas nacionais são 442, já que, dois dias mais tarde, o conjunto de Oliveira de Azeméis, sob as ordens de João Figueiredo, voltou a surpreender e venceu na Luz por 71-78, mas então para a 1.ª jornada do Grupo A da Taça Hugo dos Santos.

Fotografia FPB

Agora sim, desde então, não há ninguém que saia de lá a cantar a vitória. O FC Porto foi quem esteve mais perto de o conseguir, mas também foi batido na 15.ª jornada da Liga por 84-78 e no Jogo 3 da final do play-off por 83-76. Partida que concretizou o tri.

Nas duas últimas épocas, houve ainda sete clubes que sofreram pelo menos 100 pontos na Luz, cinco dos quais desde que os encarnados mantêm a invencibilidade em casa. Mas, com quatro partidas disputadas em casa em 2024/25, apenas o Queluz (100-82) levou um centenário.

Fotografia FIBA

Mas, centremo-nos no Sporting. Até porque, como já vimos, os verdes e brancos foram um dos quatro conjuntos que vergaram os tricampeões na última época. E na Luz? Quando aconteceu a última vitória? Temos de recuar à temporada 2022/23, então no primeiro dos dois anos de Pedro Nuno Monteiro em Alvalade, tendo os leões conseguido vencer no Pavilhão Fidelidade tanto na 12.ª jornada da fase regular (90-93), como no Jogo 2 da final do play-off (87-83), mas sem terem incapacidade para impedir o bicampeonato dos rivais e acabando superados na série por 3-1.

Fotografia FIBA

Por fim, uma última curiosidade. O duelo entre Norberto Alves e Luís Magalhães, agora que este voltou ao Sporting com a missão de tentar recolocar o clube no rumo das vitórias. 2021/22 foi a última temporada em que os dois estiveram frente a frente e nessa, até porque também se encontraram nas competições europeias para a Taça Europa FIBA, defrontaram-se oito vezes, com saldo de: 3-5.

Fotografia Rui Raimundo/A BOLA

Porém, na Liga Betclic, Norberto levou vantagem de 3-1, incluindo dois embates da segunda fase, antes do play-off. Acabou por conquistar o campeonato, na final contra o FC Porto (3-1), enquanto Magalhães o derrotou quer na final da Taça Hugo dos Santos, como na da Taça de Portugal.

Fotografia Sérgio Miguel Santos/A BOLA

Das equipas de então, no Benfica ainda se mantêm em ação José Barbosa, Diogo Gameiro, Eduardo Francisco, Hugo Silva, José Silva, Makram Ben Romdhame e João Betinho Gomes. Entre os sportinguistas resta apenas… Diogo Ventura. Mas há duas curiosidades: o poste das Daniel Relvão vestia então de verde e branco e o extremo/poste Arnette Hallman de encarnado.

Fotografia SC Portugal

«CONTINUAR A GANHAR»

«Vamos preparar o jogo com o Sporting como preparamos os outros. Não é diferente daquilo que fazemos em termos de plano estratégico. Olhamos para a outra equipa, tentamos perceber onde é que estão os pontos fortes e os que podemos explorar mais. Sei que é um dérbi e normalmente tem mais emoções à sua volta, mas o que é importante é continuarmos a trabalhar e a melhorar», começou por referir Norberto Alves à comunicação do Benfica, que com a média de 91.9 pts tem o melhor ataque da Liga e apenas sofre 75,9.

«Temos de continuar a ganhar, basicamente isso. Jogar em casa é isso mesmo. É jogar com as pessoas que gostam de nós, com o apoio que têm tido sempre junto desta equipa. Sabem que a equipa também dá sempre tudo o que tem dentro de campo», referiu ainda recordando que a preparação não foi a normal, para ambos os conjuntos, devido ao Natal.

Fotografia FIBA

Pelos visitantes, foi o adjunto Sérgio Ramos, antiga estrela do Benfica, quem fez a antevisão ao site da federação, prevendo uma partida «intensa e competitiva». «Todos os dérbis assim o são. O Benfica é uma excelente equipa, tem excelentes jogadores, está bem orientada. Somos uma formação nova, temos vindo a melhorar e tentado tornar a equipa o mais competitiva possível. Acho que ainda estamos numa fase de crescimento, mas, obviamente, o objetivo é lutar pela vitória», concluiu sobre uma formação que é a quarta que mais marca com média de 86.5 pts, mas, tal como o líder do campeonato, só sofre 75,9 pts.

Fotografia FPB