Benfica: Trubin nunca viu um mês assim... mas falta Gyokeres

NACIONAL28.12.202410:00

Seis jogos, 540 minutos, cinco 'clean sheets', apenas um golo sofrido: o desmancha-prazeres chama-se Devenish e é jogador do Aves SAD

Anatoliy Trubin, guarda-redes do Benfica, está a atravessar o melhor período de sempre de águia ao peito, mas a sua segurança vai estar à prova no dérbi deste domingo, em Alvalade.

Será, em teoria, a partida mais exigente do mês de dezembro, que até ao momento tem corrido muito bem, mesmo com a mancha da equipa perante o Aves SAD: Cristian Devenish, central dos avenses, fez o golo do empate no encontro (1-1), precisamente o único golo que Trubin sofreu este mês.

Foram seis partidas disputadas até ao momento, 540 minutos em campo, cinco jogos sem sofrer qualquer golo (clean sheet, como foi batizado pelos ingleses), um mês como o guarda-redes internacional ucraniano nunca vira na Luz, nem mesmo na temporada passada.

Dezembro começou, pois, muito bem, com folha limpa em Arouca (2-0) e depois na Luz com o Vitória de Guimarães de Rui Borges (1-0), o agora treinador do Sporting. Logo a seguir, empate (0-0) com o Bolonha para a Liga dos Campeões e o tal empate fora de casa com o Aves SAD (1-1). Por fim, a continuação do Nacional-Benfica (0-2) e a receção dos encarnados ao Estoril (3-0).

Depois de uma temporada de estreia na Luz cheia de altos e baixos, marcada por defesas e exibições impressionantes, mas também por erros de elevado custo para as águias, eis que Trubin parece ter encontrado o equilíbrio.

Em Arouca, o ucraniano foi um dos melhores, pontuado com nota 7 em A BOLA, depois, frente ao V. Guimarães, foi avaliado com um 5, com Bolonha e Aves SAD recebeu um 6 e um 7, respetivamente, sendo esta última nota acompanhada pela distinção para melhor jogador em campo. Por fim, um 6 na Choupana, com o Nacional, e outro 6, com o Estoril, na Luz. Nunca foi, pois, pontuado negativamente.

Bom sinal para Trubin, mas falta o pior dos desafios, o mais difícil, o mais perigoso. Se estivéssemos a falar de Os Lusíadas, seria o gigante Adamastor. O guarda-redes ucraniano dos encarnados, 23 anos, vai estar frente a frente com Gyokeres, ponta de lança do Sporting, para muitos o melhor jogador do campeonato. Foi o melhor marcador do campeonato passado e é líder dos goleadores da Liga em curso: 18 golos.