Telma Monteiro perde terreno para os Jogos, Taís em zona de qualificação
Em causa a eliminação na primeira ronda do Grand Slam do Cazaquistão
Telma Monteiro saiu da zona de apuramento olímpico para os Jogos de Paris, sendo ultrapassada por João Fernando (-81kg), enquanto Taís Pina, que conquistou a medalha de ouro no Grand Slam do Cazaquistão, entrou em zona de qualificação.
A judoca da categoria de -57 kg ocupava a quota continental europeia, que atribui 25 lugares extra (13 em masculinos e 12 em femininos), mas com a eliminação precoce no Cazaquistão perdeu posição para João Fernando, com mais pontos (2.443 contra 2.296). A jovem Taís Pina, 19 anos, que ao conquistar a medalha de ouro somou mais 1.000 pontos (2.341), entrou em quota de realocação.
Neste momento, Portugal tem sete judocas em zona virtual de apuramento: Catarina Costa (-48 kg, 6.ª direta), Bárbara Timo (-63 kg, 13.ª), Taís Pina (-70 kg, em realocação de quota), Patrícia Sampaio (-78 kg, 9.ª), Rochele Nunes (+78 kg, 7.ª), João Fernando (-81 kg, quota continental) e Jorge Fonseca (-100 kg, 9.º).
Com João Fernando, Taís Pina e Telma Monteiro separados por menos de 200 pontos, o apuramento ainda pode sofrer alterações: a qualificação só ficará decidida nos Mundiais, onde estarão muitos pontos em disputa.
Existe a hipótese de os três judocas portugueses conseguirem a qualificação, mas essa possibilidade depende do apuramento direto de um deles.
Sublinhe-se que o apuramento olímpico atribui, na soma entre os melhores resultados dos dois últimos anos (o primeiro a 50 por cento e o segundo a 100 por cento) 17 vagas diretas em cada categoria (salvo judocas do país anfitrião e repetição de países), às quais se juntam quotas continentais, com a Europa a ter 25 extra e quotas remanescentes, de realocação.