Solange Jesus foi 11.ª na maratona de Nova Iorque
Portuguesa de 36 anos terminou a 27 segundos do 'top'-10 a prova dominada por atletas africanos, que ocuparam os pódios masculino e feminino
Com o etíope Tamirat Tola a fixar um novo recorde da corrida masculina (2.04.58 horas) e a queniana Helen Obiri a vencer em femininos, Solange Jesus foi 11.ª classificada na maratona de Nova Iorque que este domingo teve lugar na big apple.
A portuguesa de 36 anos (que recentemente trocou o Feirense pelo SC Braga) cumpriu os 42,195 quilómetros em 2.34.37 horas, registo algo distante do seu recorde pessoal (2.28.15 horas, marca obtida já este ano em Paris), mas ainda assim ficou a 27 segundos da 10.ª classifica, a etíope Fantu Jifar.
Em femininos, os restantes lugares do pódio foram ocupados pela etíope Letesenbet Gidey e pela queniana Sharon Lokedi, respetivamente segunda e terceira classificadas.
Em masculinos, o pódio também foi cem por cento africano, já que atrás de Tola, campeão do mundo em 2022 (e desistente este ano dos mundiais devido a problemas estomacais), chegaram o queniano Albert Korir o etíope Shura Kitata.