Atletismo Sobe ao pódio mas é desqualificada por fazer parte de ultramaratona de carro: «Sou uma idiota»
A atleta Joasia Zakrzewski foi desclassificada da ultramaratona Manchester – Liverpool, onde conquistou o terceiro lugar, ao se descobrir que fez parte da corrida de carro. A escocesa fez quatro dos 80 quilómetros da prova a bordo do carro de um amigo, o que deu lugar à desqualificação e perda da medalha conquistada no dia 7 de abril.
A ultramaratonista, de 46 anos, explicou o ocorrido à BBC, afirmando que se tinha perdido a meio da prova e sentido dores numa perna. A dor foi tão intensa que, quando viu um amigo na assistência, lhe pediu que a levasse até ao ponto de controlo mais próximo, para desistir da corrida.
«Queria desistir, mas disseram-me, da parte da organização presente no ponto de controlo, que me arrependeria se abandonasse, pelo que segui de forma não competitiva. Tentei não intervir no fluxo da corrida», explicou.
Após cruzar a meta, a escocesa aceitou a medalha e posou para fotografias. A atleta justificou-se, dizendo que não «estava a pensar com clareza», devido à diferença de fuso horário, má disposição e cansaço que sentia. «Cometi um erro grave ao aceitar o prémio», referiu.
O diretor da organização da corrida, Wayne Drinkwater, referiu ao mesmo canal televisivo que não houve qualquer tentativa de retificar o sucedido por parte da atleta durante a semana que se seguiu. O terceiro lugar foi agora entregue a Mel Skyes. «Sou uma idiota e quero desculpar-me à Mel. Não foi por malícia, foi um erro de comunicação», concluiu Joasia.