Ciclismo Skjelmose vence Volta à Suíça; Evenepoel com derrota humilhante
Confirmando o ditado popular que não existem vencedores antecipados, o belga e campeão do mundo, Remco Evenepoel (Soudal), sofreu uma das mais humilhantes derrotas na sua curta, mas brilhante carreira.
Assumindo-se como candidato a vencer a Volta à Suíça, o ciclista belga reservou para o ultimo dia forças para sentenciar a corrida no contrarrelógio individual entre St. Gallen e Abtwill com 25, 7 km.
Ao realizar uma corrida que roçou a perfeição o espanhol Juan Ayuso (Emirates) com 20 anos, considerado o maior talento do ciclismo espanhol dos últimos anos, venceu a etapa e ultrapassou na geral Remco Evenepoel que não foi além do 3.º lugar com mais 45 s que o dinamarquês Mattias Skjelmose (Trek-Segafredo) vencedor da competição helvética.
Evenepoel denotou falta de ritmo, não conseguindo manter uma pedalada constante como é seu timbre em provas desta disciplina. Mesmo conhecendo os tempos de Bissegger e Wout Van Aert, Evenepoel acabou por ser batido de forma surpreendente por Ayuso, que realizou a segunda metade da corrida de forma superior.
Evenepoel registou o melhor tempo no primeiro ponto intermédio com 45 s melhor que Ayuso, o espanhol passou em primeiro no segundo ponto intermédio com menos 6 s que Evenepoel para na meta registar menos 8 s que o ciclista belga, que foi a grande desilusão depois de no dia anterior e de forma imperial ter vencido a etapa. Excelente corrida de Mattias Skjelmose, de 13.º no primeiro ponto intermédio com mais 24 s, subiu para terceiro no segundo recuperando 10 s e finalizar em 6.º lugar com mais 9 s que o vencedor, tempo que lhe permitiu garantir a vitória na geral.
«Corri como tínhamos planeado e o mais rápido que foi possível. Queria chegar a fundo na subida, mas foi um percurso muito difícil e não deu para concretizar o plano. Tentei fazer o melhor e não consegui. Hoje repetiu-se a história do primeiro contrarrelógio, voltei a não ser o melhor, mas acabei por ser melhor do que eu, tenho que ser realista e aceitar que não consegui realizar uma boa corrida. A ter em conta que corri contra ciclistas que estão em boa forma que não é o meu caso. Fiquei por três vezes em segundo, uma em quarto e venci uma etapa, considero que não correu nada mal depois de um mês difícil no meu regresso à competição. Não tive escolha a não ser girar a maçaneta e acelerar, vou para casa de consciência tranquila, dei tudo mas quem ganhou foi Skjelmose que foi melhor e mais regular ao longo de toda a corrida. Tenho que virar rapidamente a chave porque na quinta-feira temos outro dia importante (nacional de contrarrelógio) e vou ter outros ciclistas muito fortes, por isso prevejo que não será fácil», afirmou Remco Evenepoel, descontente como resultado conseguido na Volta à Suíça.
Juan Ayuso não escondeu a felicidade por vencer o contrarrelógio e terminar em segundo na geral: «Estou muito feliz com esta vitória. Ontem não tinha pernas e sofri muito, hoje quando ritmo aumentou, comecei a sentir-me cada vez melhor. Vamos continuar a lutar pelas vitórias, ser segundo na Suíça e vencer duas etapas são resultados importantes para mim e para a equipa, Mattias Skjelmose foi muito regular durante toda a corrida e a vitória assenta-lhe muito bem.»
CLASSIFICAÇÕES
8.ª ETAPA
ST. GALLEN - ABTWILL (CRI) 25,7 KM:
1.º Juan Ayuso (Esp/UAE-Team Emirates) 32,25 m
à média de 47,568 km/h
2.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal-Quick Step) a 8 s
3.º Mattias Skjelmose (Din/Trek/Segafredo) a 9 s
4.º Stefan Bissegger (Sui/EF Education-EasyPost) a 23 s
5.º Wout Van Aert (Bel/Jumbo-Visma) a 28 s
6.º Kasper Asgreen ( Din/Soudal-Quick step) a 36 s
7.º Mattia Cattaneo (Ita/Soudal-QuickStep) a 39 s
8.º Matteo Sobrero (Ita/Jayco-Alula) a 40 s
9.º Finn Fisher-Black (Aus/UAE-Team Emirates) a 42 s
10.º Neilson Powless (Usa/Ef Education-EasyPost) a 46 s
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
1.º Mathias Skjelmose (Din/Trek) 21.17,19 h
2.º Juan Ayuso (Esp/Emirates) a 9 s
3.º Remco Evenepoel (Bel/Soudal) a 45 s
4.º Wilco Kelderman (Bel/Jumbo-Visma) a 2,09 m
5.º Romain Bardet (Fra/DSM) a 2,41 m
6.º Rigoberto Uran (Col/EF Education-EasyPost) a 2,47 m
7.º Cian Uijtdebroeks (Bel/Bora-Hansgrohe) a 3,04 m
8.º Felix Gall (Aut/AG2R-Citroen) a 3,25 m
9.º Dylan Teuns (Bel/Israel Premier Tech) a 4,29 m
10.º Harold Tejada (Col/Astana) a 4,57 m
EQUIPAS
1.ª AG2R-Citroen 64.28,19 h
2.ª Israel-Premier Tech a 2,35 m
3.ª Ineos-Grenadiers a 5,22 m
4.ª Jayco-Alula a 6,19 m
5.ª Bora-Hansgrohe a 9,35 m