Seleção continua viva no Mundial Júnior
Os 12 selecionados mantêm-se em ação no Rio de Janeiro. Nove estão na ronda 2, três seguem para as repescagens. Mendonça fez melhor 'score' e melhor onda
Portugal continua firme ao segundo dia do Mundial júnior do Rio de Janeiro-2023, que decorre na Praia da Macumba. Dos seis surfistas sub-18 que integram a Seleção Nacional e entrados em ação, três no quadro masculino e três no feminino, cinco passaram à ronda 2 da 19.ª edição do campeonato e uma, Érica Máximo, segue para as repescagens, onde fará companhia aos sub-16 Jaime Veselko e Teresa Pereira, surfistas caídos na véspera.
Em estreia no escalão sub-18 num Mundial, Francisco Mittermayer (11,23 pontos, em 20 possíveis), Francisco Ordonhas (9,50 pts) e João Mendonça (15,77 pts) passaram à ronda seguinte em primeiro lugar nas respetivas baterias.
Mendonça, surfista algarvio campeão nacional júnior em 2022, obteve mesmo o melhor score combinado (15,77 pts) e a melhor onda (8,17 pts) do dia.
No quadro feminino, Maria Dias (6,16 pts) e Maria Salgado (10,87 pts) imitaram os colegas da Seleção masculina ao ultrapassarem o primeiro obstáculo na liderança.
Finalizado o segundo dia, todos os 12 selecionados de David Raimundo continuam em prova. Três seguem a via da salvação e nove estão já na segunda ronda. A saber: Matias Canhoto, Salvador Vala Constância Simões e Lua Escudeiro, nos sub-16 e Maria Dias, Maria Salgado, Mittemayer, Ordonhas e Mendonça, no escalão acima.