Rui Oliveira arranca Tour Down Under no topo
Português da UAE Emirates foi oitavo classificado na primeira etapa da corrida australiana que abre oficialmente a temporada do WorldTour. Afonso Eulálio também chegou no pelotão
Rui Oliveira foi oitavo classificado na primeira etapa do Tour Down Under, na Austrália, ganha pelo corredor da casa, Sam Welsford.
No final dos 150,7 quilómetros entre Prospect e Gumeracha, o velocista da Red Bull-BORA-hansgrohe bateu ao sprint os britânicos Matthew Brennan (Visma-Lease a Bike) e Matthew Walls (Groupama-FDJ), respetivamente segundo e terceiro, com o mesmo tempo vencedor, que é também o primeiro líder da prova.
Esta é a 10.ª vitória da carreira do australiano, que no ano passado venceu três etapas no Tour Down Under.
Numa chegada marcada por uma queda a 2,5 quilómetros da meta, que apanhou (novamente) Dylan Van Baarle – muito azarado no ano passado, o neerlandês da Visma-Lease a Bike fraturou a clavícula -, o campeão olímpico de madison Rui Oliveira, da equipa UAE Emirates, foi oitavo, enquanto Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) concluiu a tirada no 128.º lugar, ambos com o mesmo tempo do vencedor.
Quem teve um dia para esquecer foi Geraint Thomas (INEOS), o vencedor do Tour 2018, que perdeu mais de três minutos, devido a ter passado a noite anterior enfermo.
Devido às bonificações, Sam Welsford lidera o Tour Down Under com quatro segundos de vantagem sobre Matthew Brennan, de apenas 19 anos, com o australiano Zac Marriage (Butterfields Ziptrak) a ser terceiro, a cinco.
Rui Oliveira é 12.º, a 10 segundos do líder, o mesmo tempo a que está Eulálio do australiano da Red Bull-BORA-hansgrohe.
Na quarta-feira, disputa-se a segunda etapa, com início e final em Tanunda, num total de 128,8 quilómetros.