Ciclismo Ruben Guerreiro lidera Movistar na Route d’Occitanie
Ruben Guerreiro vai liderar a Movistar na Route d’Occitanie, corrida francesa que se inicia na quinta-feira em Narbona e finaliza no domingo em Saint-Girons, num percurso montanhoso pelos Pirenéus.
O ciclista português que competiu pela ultima vez na Liége-Bastogne-Liége, no dia 23 de abril, tem por objetivo preparar a Volta à França, fazendo parte dos pré-inscritos da equipa espanhola, depois de ter estado ausente no Dauphiné Libéré, Volta à Suíça e no Monte Ventoux que venceu em 2022.
Ruben Guerreiro é acompanhado por Ivan Sosa, Einer Rubio, Sérgio Samitier, Vinícius Rangel, Abner Gonzalez e Imanol Erviti, numa corrida que apresenta duas primeiras etapas para velocistas e duas últimas para trepadores. A etapa de sábado finaliza em Nistos Cap Nestés de 1.ª cat., com meta no final de uma subida com 13,1 km, depois do pelotão ultrapassar uma contagem de montanha de 2.ª cat. e outra de 1.ª cat. no Col de Menté com 10,9 km e a inclinação média de 6,6%. A última etapa tem passagem pela difícil subida do Col de La Core com 14,1 km de 1.ª cat., seguindo-se o Col de Latrape de 2.ª cat., a 36 km da meta instalada numa reta plana.
No pelotão com 18 equipas encontram-se Ineos-Grenadiers com Luke Plapp, Brandon Rivera e Luke Rowe, Israel-Premier Tech com Michael Wood, Chris Froome e Domenico Pozzovivo, Cofidis com Jesus Herrada , François Bidard e José Herrada, Arkéa-Samsic com Cristian Rodriguez, Laurent Pichon e Élie Gesbert, EF Education-EasyPost com Diego Camargo, Simon Carr e Michael Valgren, TotalEnergies com Julien Simon, Fabien Douney e Anthony Turgis, Groupamam-FDJ com Rudy Molard e Bram Weltem, AG2R-Citroen com Andrea Vendame e Valentin Paret-Peintre, a que se juntam UNO-X, Kern Pharma, Burgos-BH, Euskaltel-Euskadi, Caja Rural-Seguros RGA, St. Michel-Mavic, Nice Métropole-Côte d’Azur e Van Rysel-Roubaix.
A competição que já teve várias denominações. La Dépêche du Midi, Route du Sud Cycliste, Tour Midi-Pyrénée e Tour Ciclista du Tarn, teve como últimos vencedores, Michael Wood (2022), Antonio Pedrero (2021, Egan Bernal (2020), Alejandro Valverde (2018 e 2019).
ETAPAS
1.ª Etapa Narbona - Griussan 184,3 km
2.ª Etapa Cazouls-lés-Béziers - Graulhet 182 km
3.ª Etapa Gimont - Nistos 189 km
4.ª Etapa Saint-Gaudens - Saint-Girons 164,7 km