VOLTA A ESPANHA Quatro elementos de equipa do camisola vermelha viram cartão amarelo
Três corredores e o diretor desportivo da Decathlon sancionados por obstrução da estrada causadora de queda a Richard Carapaz durante a 11.ª etapa
A 11.ª etapa é definitivamente a esquecer para equipa Decathlon AG2R La Mondiale nesta Volta a Espanha. Não bastava ao seu líder, Ben O'Connor, e o seu tenente Felix Gall perderem 37 segundos para o primeiro grupo de favoritos, após o final da etapa, quatro elementos da formação francesa foram sancionados com cartão amarelo pelo colégio de comissários da prova.
Três são corredores, Victor Lafay, Bruno Armirail e Geoffrey Bouchard, e o quarto é o diretor desportivo Cyril Dessel. O motivo da admoestação foi uma manobra perigosa ocorrida a 92 quilómetros da chegada que provocou a queda de Richard Carapaz (EF Education-EasyPost).
Os companheiros de equipa do camisola vermelha bloquearam a estrada de um modo considerado pelas autoridades desportivas «muito agressiva», principalmente quando o equatoriano (3.º da geral antes desta etapa, 4.º no final) quis atacar, sair pelo lado esquerdo da estrada. Perante a obstrução dos corredores da Decathlon, Carapaz não evitou a queda, o que não deixou de irritar o diretor geral da sua equipa, Jonathan Vaughters, que se pronunciou sobre o caso nas redes sociais.
«Os acidentes acontecem nas corridas, todos sabemos disso. Este é um desporto difícil, mas o que aconteceu não foi um acidente», afirmou o norte-americano.
Um julgamento que foi logicamente partilhado pelo júri da La Vuelta, que por isso retirou os famosos cartões amarelos por «obstrução suscetível de atrasar ou impedir o avanço de outro corredor», conforme consta do relatório final da etapa.
De salientar que Victor Campenaerts (Lotto Dstny) e Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) também receberam um cartão amarelo por posição inadequada na bicicleta.
Além das diversas sanções e multas, estes cartões ainda não implicam castigos adicionais, eventualmente mais graves, aos envolvidos, estando o sistema ainda em fase de testes. Só a partir de 1 de janeiro de 2025 entrará em vigor e poderão resultar em eventuais suspensões.