Portugal leva a segunda maior delegação de sempre aos Mundiais

Atletismo Portugal leva a segunda maior delegação de sempre aos Mundiais

ATLETISMO08.08.202319:15

A Federação Portuguesa de Atletismo anunciou nesta terça-feira a segunda maior delegação de sempre aos Mundiais, que se realizam de 19 a 27 de agosto, em Budapeste, Hungria, na qual o benfiquista Pedro Pichardo, campeão olímpico, mundial e europeu do triplo salto, ou a sportinguista Auriol Dongmo, campeã europeia em pista coberta, geram a expectativa de conquista de medalhas. O sportinguista João Vieira, vice-campeão nos 50 quilómetros marcha em Doha 2019, reforça o estatuto de português com mais presenças na competição, 13.

Dos 29 atletas, a formar a segunda maior comitiva de sempre, igualando Berlim 2009 e depois dos 30 de Atenas 1997, foram chamados 16 que, no ano passado, brilharam nos Mundiais de Oregon 2022, que se realizaram em Eugene, Estados Unidos. Nesta última edição, Pedro Pichardo sagrou-se campeão mundial, Auriol Dongmo, quinta classificada no lançamento do peso, a sportinguista Liliana Cá, sexta no lançamento do disco e o também sportinguista Tiago Luís Pereira 10.º no triplo salto.

João Vieira, vice-campeão nos 50 quilómetros marcha em Doha 2019, reforça o estatuto de português com mais presenças na competição - 13, mais duas em comparação com Susana Feitor -, igualando no ranking absoluto o espanhol Jesus Bragado. O marchador de Rio Maior, 47 anos, é o único representante masculino na disciplina, dividindo-se entre os 20 e os 35 quilómetros.

A integração da estafeta mista de 4x400 metros, com a chamada de Carina Vanessa e Omar Elkhatib, ambos do Sporting, e de Ricardo dos Santos, do Benfica, apenas para esta prova, juntamente com Fatoumata Diallo (CO Pechão), que ainda compete nos 400 barreiras, é outra novidade na equipa portuguesa.

O benfiquista Pedro Buaró reforça a comitiva após merecer convite da World Athletics para participar no salto com vara, substituindo um atleta sancionado por doping.

Portugueses convocados

Femininos:

- 100 metros: Arialis Martínez (Benfica) e Lorene Bazolo (Sporting).

- 200 metros: Lorene Bazolo (Sporting).

- 400 metros: Cátia Azevedo (Sporting).

- 800 metros: Patrícia Silva (Sporting).

- 1.500 metros: Marta Pen (Benfica) e Salomé Afonso (Sporting).

- 5.000 metros: Mariana Machado (Sporting de Braga).

- 400 metros barreiras: Fatoumata Diallo (CO Pechão).

- Lançamento do peso: Auriol Dongmo (Sporting), Eliana Bandeira (Benfica) e Jessica Inchude (Sporting).

- Lançamento do disco: Liliana Cá (Sporting) e Irina Rodrigues (individual).

- Maratona: Solange Jesus (Feirense).

- 20 km marcha: Ana Cabecinha (CO Pechão) e Vitória Oliveira (individual).

- 35 km marcha: Inês Henriques (CN Rio Maior)

Masculinos:

- 400 metros: João Coelho (Sporting).

- 1.500 metros: Isaac Nader (Benfica).

- Triplo salto: Pedro Pablo Pichardo (Benfica) e Tiago Luís Pereira (Sporting)

- Lançamento do peso: Tsanko Arnaudov (individual) e Francisco Belo (Benfica).

- Lançamento do dardo: Leandro Ramos (Benfica).

- 20 km marcha: João Vieira (Sporting)

- 35 km marcha: João Vieira (Sporting)

- Vara: João Pedro Buaró (Benfica)

Estafeta mista 4x400 metros: Carina Vanessa (Sporting), Omar Elkhatib (Sporting), Ricardo dos Santos (Benfica), João Coelho (Sporting), Cátia Azevedo (Sporting) e Fatoumata Diallo (CO Pechão)