Boccia Portugal garante mais duas medalhas nos Europeus
Na despedida de boccia dos Paralímpicos Europeus, neste domingo, Portugal garantiu mais duas medalhas, ambas de bronze, nas disciplinas coletivas de pares BC4 e equipas BC1/BC2, que juntou às cinco já conquistadas em Roterdão, nos Países Baixos.
A equipa BC1/BC2 composta por André Ramos, David Araújo e Cristina Gonçalves levou a melhor sobre a França para garantir o terceiro posto, por 8-1.
«A equipa esteve bem ao longo da competição. O nosso objetivo era a final, mas fomos à luta e conseguimos a medalha de bronze. Esta é uma equipa renovada, temos uma boa coesão e vamos fazer o nosso trabalho cada vez melhor», referiu o capitão André Ramos, que se despede da competição com duas medalhas, depois do bronze em individuais BC1.
O terceiro degrau do pódio em pares de BC4 pertenceu a Carla Oliveira e Nuno Guerreiro, que o asseguraram com a vitória sobre a Hungria, por 4-3. A capitã da equipa juntou esta medalha de bronze ao ouro em individuais BC4.
«Tratou-se de uma grande prestação. O grande objetivo seria o ouro para garantirmos a passagem aos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Não sendo possível estamos muito satisfeitos com esta concretização. Agora é continuar a investir o nosso tempo, a nossa dedicação e o nosso foco no propósito de atingirmos o mais alto rendimento e o mais alto nível», afirmou Carla Oliveira.
O par BC3 formado por Ana Sofia Costa e José Gonçalves também esteve na luta pelo terceiro lugar, mas perdeu com a Grécia por 2-3.
As restantes medalhas foram garantidas pelos judocas Miguel Vieira, ouro em -60kg J1, e Djibrilo Lafa, bronze em -73kg J1. Em boccia, a outra medalhada é Ana Correia, prata em individuais BC2.
A participação portuguesa nos Paralímpicos Europeus recomeça no dia 15 em badminton.