Pedro Pichardo homenageado pelo COP: «Gratidão e reconhecimento»

Atletismo Pedro Pichardo homenageado pelo COP: «Gratidão e reconhecimento»

ATLETISMO14.04.202320:37

Pedro Pablo Pichardo, um dos cinco campeões olímpicos portugueses, foi, esta sexta-feira, homenageado em Setúbal pelo Comité Olímpico de Portugal.

O atleta luso-cubano, medalha de ouro no triplo salto em Tóquio no ano passado, recebeu a porta de homenagem, uma peça artística da autoria de Telmo Guerra que distingue os portugueses que conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos.

«Esta porta significa um sentimento de gratidão e de reconhecimento por aquilo que tu tens feito pelo desporto nacional e por Portugal. Esta é a nossa forma muito simples de te agradecer e de testemunhar esse agradecimento através da porta. Este é também um reconhecimento à família Pichardo, que escolheu Portugal para viver, para que o seu filho possa desenvolver a sua atividade desportiva ao mais alto nível e estamos naturalmente muito satisfeitos por isso. E é também um reconhecimento à Câmara Municipal de Setúbal, que tem tido um papel que está muito além do papel desportivo. É um papel essencial e, sobretudo, social no apoio ao Pedro, mas também no apoio à família Pichardo», disse José Manuel Constantino, presidente do organismo.

Pichardo agradeceu o gesto desta forma: «Gostaria de agradecer ao Comité Olímpico e à Câmara de Setúbal pelo apoio que me têm dado. Agradeço ao Telmo Guerra [autor], que fez a porta, em nome da minha família. Estou muito feliz pela porta, é muito bonita.»

O triplo-saltista foi o quarto a receber a porta, depois de Carlos Lopes (maratona em Los Angeles-1994), Fernanda Ribeiro (10.000 metros em Atlanta-1996) e Nélson Évora (triplo salto, Pequim-2008).