Patrícia Sampaio regressa em Abu Dhabi
Olímpica não competia desde que, em julho, fraturou um dedo do pé. Seleção de dez, com Jorge Fonseca, para a prova que antecede o Europeu de Montpellier
Com o Europeu de Montpellier a apenas 11 dias, mas obrigatoriamente a ter de continuar a estar focada na qualificação para os Jogos de Paris-2024, a Seleção Nacional regressa, entre terça e quinta-feira, ao Circuito Mundial com uma equipa de dez judocas para o Grand Slam de Abu Dhabi.
Seleção Nacional
Masculinos
-60 kg Rodrigo Lopes Benfica
-73 kg Thelmo Gomes Benfica
-81 kg Anri Egutidze Benfica
-81 kg João Fernando Sporting
-100 kg Jorge Fonseca Sporting
Femininos
-48 kg Catarina Costa Académica Coimbra
-52 kg Joana Diogo JC Coimbra
-52 kg Maria Siderot Sporting
-78kg Patrícia Sampaio Gualdim Pais
+78 kg Rochele Nunes Benfica
Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais
Para esta penúltima etapa do Circuito da temporada, cuja vitória atribui 1000 pontos contra os 700 que se ganham por ser campeão da Europa, duas ausências notadas: Telma Monteiro (-57 kg) e Bárbara Timo (-63 kg), as quais ocupam, respetivamente, o 13.º e 14.º lugar no ranking de qualificação olímpica.
No entanto, o grande destaque vai para o regresso de Patrícia Sampaio (-78 kg) à competição após, em julho, ter fraturado um dedo do pé direito durante um estágio nos Países Baixos. Nesse momento a olímpica do Gualdim Pais contabilizava seis pódios (1+1+4) em sete provas em 2023, sem contar com o Mundial, mas tendo atingido o bloco de finais em todas.
Completam a equipa feminina liderada pelo selecionador Marco Morais: Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot, Joana Diogo, (-52 kg) e Rochele Nunes (+78 kg).
Nos homens, natural destaque para o antigo bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), que há um mês, no Grand Slam de Baku, ficou a uma vitória do bronze e na etapa anterior, em agosto, regressara aos pódios após um longo jejum ao assegurar a prata no Grand Prix de Zagreb.
Comandado pelo selecionador masculino Pedro Soares, figuram ainda nos convocados: Rodrigo Lopes (-60 kg) , Thelmo Gomes (-73 kg), Anri Egutidze e João Fernando (-81 kg).