Patrícia na disputa do bronze no Grand Slam do Tadjiquistão

Patrícia na disputa do bronze no Grand Slam do Tadjiquistão

JUDO05.05.202410:10

Judoca do Gualdim Pais é a única judoca nacional em prova no último dia na capital Dushanbe e irá enfrentar a britânica Emma Reid, frente a quem leva a vantagem de 4-2 mas esta época já ganhou e perdeu

Última a entrar em ação dos sete judocas nacionais que se deslocaram ao Tadjiquistão para o Grand Slam de Dushanbe, antepenúltima prova de qualificação para os Jogos de Paris-2024, Patrícia Sampaio (12.ª do ranking) qualificou-se, este domingo, para o combate pelo bronze frente à britânica Emma Reid (25.ª).

Patrícia, de 24 anos, chegou a disputar a meia-final contra a alemã Alina Boehm (7.ª), mas, apesar dos sucessivos ataques, nunca conseguiu pontuar ou provocar mais do que um castigo à adversária e, já desgastada, acabou por ser apanhada no chão pela germânica que venceu o combate com um estrangulamento após 6.58m.

Na ronda inaugural a olímpica do Gualdim Pais, há uma semana ficou a uma vitória do 3.º lugar no Europeu de Zagreb, necessitou de escassos 8s para projetar a russa Nadezhda Tatarchenko (49.ª) para ippon.

Já a contar para os quartos de final, 24s foram também o tempo suficiente para eliminar a polaca Beata Pacut-Kloczko (27.ª) e atingir as semifinais.

Será a sétima ocasião que Patrícia e Reid se irão enfrentar no Circuito Mundial desde 2022, com a portuguesa a levar vantagem de 4-3. Só esta temporada já se encontraram por duas vezes em março, tendo Sampaio ganho no Grand Slam de Tashkent e perdido no Grand Slam de Antalya.

Atualmente 13.ª classificada no ranking de qualificação olímpica para Paris-2024, na capital do Tadjiquistão Patrícia Sampaio procura igualmente conquistar pontos que lhe permitam chegar ao torneio na capital francesa, que será a sua segunda experiência nuns Jogos depois de Tóquio-2020, como cabeça de série (top-8).