Paris-Nice: João Almeida sofre no Mont Brouilly mas ganha favoritismo
Corredor da UAE Emirates foi 12.º classificado na tirada montanhosa desta quarta-feira e está em quarto da geral, a 29s do camisola amarela, mas à frente dos principais candidatos
João Almeida defendeu-se com bastante esforço na subida final da montanhosa 4.ª etapa da Paris-Nice, esta quarta-feira, onde chegou na 12.ª posição, a 48 segundos do colombiano Santiago Buitrago, vencedor isolado. O português desceu um lugar na classificação geral, para o quarto, a 29 segundos do novo líder e camisola amarela, o australiano Luke Plapp, mas continua ligeiramente à frente dos principais candidatos ao triunfo na Corrida ao Sol.
Plapp, da equipa Jayco AlUla, foi segundo na etapa, que terminou no cume do Mont Brouilly após 183 quilómetros de um percurso em montanha-russa com sete subidas categorizadas, após ter sido batido por Santiago Buitrago, que o distanciou em 10 segundos na meta.
Buitrago, trepador da Bahrain-Victorious, desenvencilhou-se de Plapp, seu companheiro de fuga, nas vertentes do Mont Brouilly, e ambos resistiram à perseguição do grupo de principais candidatos à vitória na geral da corrida francesa, em que se integrava João Almeida.
O corredor português da UAE Emirates passou por dificuldades após a aceleração de Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) no último quilómetro da subida, perdendo 11 segundos para o campeão belga à chegada. Evenepoel foi quarto na etapa atrás de Buitrago (+37 segundos), Plapp (+27) e do campeão dinamarquês Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), com o mesmo tempo.
A dois segundos de Skjelmose e Evenpoel terminaram o colombiano Egan Bernal (INEOS Grenadiers), o austríaco Felix Gall (Decathlon AG2R La Mondiale), o esloveno Primoz Roglic (BORA-hansgrohe) e o norte-americano Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike), quarteto de grandes favoritos.
O camisola amarela à partida para esta etapa, o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates), terminou a tirada no 10.º posto, a 46 segundos do vencedor e perdeu essa liderança para Luke Plapp, que quem tinha 15 s de vantagem antes da jornada.
Plapp tem agora 13s de avanço sobre Buitrago (2.º) e 27s para McNulty (3.º). Atrás de João Almeida (4.º), a 29s, encontram-se Remco Evenepoel (5.º) a 30s, Egan Bernal na 6.ª a 40s, enquanto Primoz Roglic ocupa a 15.ª a 1.10 minutos, após ter sido o mais penalizado no contrarrelógio por equipas na véspera.
A grande deceção do dia é o francês David Gaudu, líder da Groupama-FDJ, que caiu ao desequilibrar-se quando despia o casaco antes da subida final e perdeu mais mais de 6 minutos.