O programa de Diogo Ribeiro em Fukuoka

Natação O programa de Diogo Ribeiro em Fukuoka

NATAÇÃO24.07.202320:02

Cumpridos que estão os dois primeiros dias de Diogo Ribeiro em Fukuoka, o primeiro, logo no arranque do 20.º Mundial, com a eliminatória dos 50 mariposa de manhã e as meias- finais à noite, e já hoje com a histórica conquista da medalha de prata, a primeira de Portugal no evento, o nadador do Benfica tem ainda por disputar três provas individuais, assim como a participação na estafeta de 4x100 estilos masculinos, na derradeira jornada, em que Portugal também aposta para tentar nos Jogos de Paris-2024.

Uma vez que os 50 mariposa é a sua única distância em que compete mas não faz parte do programa olímpico – nos Jogos apenas existe os 50 livres – as três provas individuais que se seguem são aquelas em que o tricampeão mundial júnior de Lima-2022 já se qualificou para Paris-2024.

Dai que a única coisa que esteja em jogo sejam os tempos e a classificação. Nada mais há para se preocupar, até porque já mostrou que não foi afetado pela covid há um mês.  

Assim, quarta-feira estará nas eliminatórias dos 100 livres (47,98s RN), na sexta-feira na dos 50 livres (21,87s RN) e 100 mariposa (51,45s RN) e domingo, a fechar, na estafeta de 4x100 estilos, juntamente com João Costa (costas), Gabriel Lopes (bruços) e Miguel Nascimento (crawl).   

Caso consiga qualificar-se em cada prova individual, à noite terá sempre a meia-final, e se seguir em frente, no dia seguinte a final. Mas, ao contrário do que aconteceu em Lima, na sexta-feira tem mais de meia hora de descanso entre os 50 livres e 100 mariposa.

Significa isso que, caso tudo corra pelo melhor e não sinta acumulação de cansaço, salvo esta terça-feira em que não há portugueses em ação, Diogo não voltará a ter oportunidade para descansar até ao fim do campeonato.  

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer