Novo presidente da federação pede «tranquilidade e paz» na modalidade

Judo Novo presidente da federação pede «tranquilidade e paz» na modalidade

JUDO09.05.202314:59

O novo presidente da Federação Portuguesa de Judo (FPJ), Sérgio Pina, tomou posse esta terça-feira, substituindo Jorge Fernandes, que foi destituído por irregularidades na sua gestão (ver notícia associada).

«Não se pode pôr uma pedra em cima de tudo o que se passou, mas, a partir de hoje, mesmo havendo divergências, espero que a tranquilidade e a paz voltem à nossa modalidade, quer do ponto de vista dos intervenientes diretos, quer com as instâncias que nos tutelam e às quais temos de responder», referiu Sérgio Pina, que foi vice-presidente de Jorge Fernandes até à rutura.

Os oito meses conturbados que a modalidade viveu fizeram com que, segundo Sérgio Pina, a FPJ estivesse «com o torniquete na garganta» a nível financeiro, algo que o líder percebe, dada a ausência de presidente.

A cerimónia de tomada de posse teve lugar na sede do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, onde Pina garantiu que não vai centralizar a FPJ, deixando, por exemplo, as convocatórias sob responsabilidade dos treinadores nacionais.

O novo presidente comprometeu-se também a evitar os erros do anterior líder, relembrando o seu compromisso com a modalidade desde 1976, altura em que era atleta. «Quem está no cargo de presidente pode e tem autonomia, depois tem de prestar contas em Assembleia Geral, de tomar as decisões que bem entende. Talvez nestes anos todos que a Federação existe não tenha havido uma direção que fosse tão cooperante com o presidente. Havia decisões, que posso confessar, que não concordávamos totalmente com elas, mas era a decisão do presidente, foi ele que foi eleito e que depois tinha de prestar contas», criticou.