Notícia A BOLA: Desacordo entre Nike e Adidas afeta regresso de Luka Doncic a Madrid na visita dos Mavs

NBA Notícia A BOLA: Desacordo entre Nike e Adidas afeta regresso de Luka Doncic a Madrid na visita dos Mavs

MAIS DESPORTO21.06.202322:22

Na próxima época a NBA pretende ter dois momentos das suas equipas na Europa, mas, segundo A BOLA teve conhecimento, um diferendo que se tem arrastado entre os fornecedores de equipamentos dos dois clubes tem causado problemas à organização quando, a 10 de outubro, os Dallas Mavericks defrontarem o Real Madrid na capital espanhola.

Encontro anunciado em fevereiro e para o qual existe, pelo menos, mais do dobro de pedidos de reserva de bilhetes para o WiZink Center, com capacidade para 13 mil espectadores.

Já com viagem agendada para Abu Dhabi, onde enfrentarão os Timberwolves nos dias 5 e 7 de outubro, na Etihad Arena, em jogos a contar para a pré-temporada 2023/24, a Liga aproveitará a deslocação dos Mavs para, antes de regressarem aos Estados Unidos, colocá-los a jogar em Madrid contra o ex-clube de Luka Doncic e novo campeão da EuroLiga.

Ficará assim concretizado um desejo do base dos texanos - iniciou a carreira profissional nos merengues até ir para a NBA em 2018/19. Assim como do Real Madrid. À imagem do que aconteceu com Pau Gasol, que depois de ter sido transferido dos Grizzlies para os Lakers, teve hipótese de, na pré-temporada de 2010/11, defrontar o Barcelona, no Palau Sain Jordi.

Embate com vitória dos catalães por 92-88 numa grande exibição de Juan Carlos Navarro (25 pts), e com Kobe Bryant (15), vindo de uma cirurgia ao joelho, a ter atuado mais tempo do que se esperava, reentrando em campo a 6 minutos do fim para tentar evitar o desaire depois dos Lakers terem liderado por 12. Gasol terminou com 24 pts.

Ora, ao que consta, estará latente um diferendo entre a Nike, patrocinadora da NBA e dos Mavs, e a Adidas, fornecedora do Real Madrid. A ideia original será que Doncic atue em cada parte por cada equipa, mas à Nike não agradará que o jogador surja aos olhos do mundo equipado com o logo da marca do trevo.

Afinal, nem ainda há um ano o esloveno lançou a sua primeira linha pessoal de botas Jordan – Luka 1, marca subsidiária da Nike. Além do mais e da natural rivalidade comercial, a Nike substituiu a Adidas em 2017/18 como fornecedora oficial de todas as equipas da NBA, vínculo que termina em 2025/26. E Jordan, que inicialmente apenas equipava os Charlotte Hornets, tem vindo a abranger outros clubes.

Ainda que ninguém acredite que nas próximas semanas não possam chegar a um acordo sem prejudicar a realização do evento, neste momento existe alguma preocupação por as coisas ainda não estarem resolvidas. Mas, no máximo, o que poderá acontecer é que Doncic acabe por apenas atuar pelos texanos.

A última vez que um conjunto da NBA jogou em Madrid foi a 3 de outubro de 2016, com os OKC Thunder a baterem o Real Madrid por 137-142 após prolongamento. Doncic (5 res, 4 ass), então com 17 anos, registou 3 pontos em 18 minutos. Na época seguinte sagar-se-ia MVP da Final Four da EuroLiga e seria escolhido no 3. Posição do draft de 2018.

Definitivamente assegurado estará que o embate acontecerá, uma vez mais, no WiZink Center. Mark Cuban, dono dos Mavs e desde sempre entusiasta que o jogo em Madrid se realizasse, gostaria que fosse disputado no Estádio Santiago Bernabéu, cuja renovação que está a ser concluída permite que ali se possam efetuar partidas de basquete, aproveitando a bancada central e surgindo outra no centro do campo. No entanto, como as obras ainda não estão concluídas e nada foi testado, a Liga americana não quer correr riscos.

O outro momento NBA da época acontecerá com um novo encontro em Paris, mas este a contar para a regular season 2023/24, como aconteceu na última temporada em que, a 19 de fevereiro, os Bulls derrotaram os Pistons por 126-108 na AccorArena, em Paris-Bercy.

As equipas ainda irão ser anunciadas, mas espera-se que continuem a ser da Conferência Este, como se verificou com quase todos os jogos oficiais da regular season da NBA que se disputaram na Europa: oito em Londres e dois em Paris. A única exceção foi em 2017, quando os Nuggets derrotaram os Pacers por 140-113 na The O2 Arena, da capital britânica.