Ciclismo Nem queda impediu Van der Poel de se sagrar campeão mundial
Queda nos derradeiros quilómetros do percurso de 271,1 entre as cidades escocesas de Edimburgo e Glasgow não impediu o neerlandês Mathieu van der Poel de se sagrar campeão mundial de fundo de estrada, com o arquirrival belga Wout van Aert na segunda posição.
O neerlandês da equipa belga Alpecin-Fenix, 28 anos, precisou de 6.07,27 horas para cumprir os 271,1 quilómetros entre Edimburgo e Glasgow. Atacou a cerca de 20 quilómetros da meta, caiu, mas conseguiu impor-se não só a Wout Van Aert, a 01.37 minutos, como ao terceiro classificado, esloveno Tadej Pogacar, a 01.45. Juntou o título na estrada ao de ciclocrosse, na qual é o campeão em título.
A competição ficou marcada por chuva, várias quedas, nomeadamente do português João Almeida (só foi avaliado a seguir à prova), desistências e interrupção de praticamente uma hora na parte inicial devido a uma manifestação.
Entre os portugueses, apenas Nélson Oliveira concluiu a corrida, na 46.ª posição, a 14.13 segundos do vencedor. Os restantes membros da Seleção Nacional – André Carvalho, Rúben Guerreiro e João Almeida -, estiveram entre os 144 desistentes. Só 51 dos 195 inscritos passaram a meta.