Nelson Oliveira gostava de vencer contrarrelógio da Vuelta em Portugal
Nelson Oliveira prestes a iniciar a sua 10.ª participação na Volta a Espanha (IMAGO)

Nelson Oliveira gostava de vencer contrarrelógio da Vuelta em Portugal

CICLISMO12.08.202419:19

Corredor português foi selecionado pela sua equipa, a Movistar, e estará na corrida espanhola em funções de apoio aos líderes, mas não deixará de visar a vitória em etapa

Nelson Oliveira vai correr a sua 21.ª grande Volta. O português foi selecionado pela sua equipa, a Movistar, para a equipa que competirá na Volta a Espanha, que se inicia no próximo sábado em Lisboa com um contrarrelógio de 12 quilómetros entre Lisboa e Oeiras, disciplina em que especialista.

 «Gostava de fazer bem, claro. É um contrarrelógio curto, plano. Haverá outros corredores que também terão a pretensão de vencê-lo. Será fundamental saber como o corpo reage, por ser o primeiro dia de uma competição e nunca se sabe como iremos corresponder fisicamente», afirmou o corredor, que aos 35 anos participará na décima Vuelta da sua carreira, prova em que venceu uma etapa em 2015.

«Se não for no contrarrelógio, poderá haver outras oportunidades [de vencer] em etapas em linha», acrescentou Nelson Oliveira, que conquistou o diploma olímpico em Paris-2024, precisamente no contrarrelógio, com a sétima posição, terá funções de apoio aos líderes da equipa, que nesta edição da corrida espanhola serão três, segundo dois planos estratégicos.

«A equipa aposta em Enric [Mas, três vezes segundo na Vuelta], será o plano A. Mas teremos também o Nairo [Quintana, que venceu a corrida em 2016 e está de regresso à equipa da Telefónica esta temporada] e ainda o [Einer] Rubio, que fazem parte de um plano B», revelou Oliveira, que alinhará ainda no octeto da Movistar com Pelayo Sánchez, Oier Lazkano, Carlos Canal e Jorge Arcas.

«Confiante e motivado» para o «próximo objetivo da época», Nelson Oliveira diz já ter recuperado» dos esforços da Volta a França e dos Jogos Olímpicos «Sinto-me em forma, restabelecido, não só o corpo, também a cabeça, passando algum tempo com a família e depois regressei aos treinos para preparar a Vuelta»